O papel do monitor na formação da gerência de Unidade Básica de Saúde

Autores/as

  • Mari Saho

Palabras clave:

Serviços de saúde.

Resumen

A mudança ocorrida no panorama da saúde tem suscitado necessidades de reorganização dos serviços de saúde. Como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS), a municipalização da saúde está conformando uma nova organização tecnológica do processo de trabalho em saúde e exige do profissional uma nova formação para o enfrentamento desta situação. O estudo ora apresentado traz um aprofundamento da questão pedagógica do Curso do qual a autora, como monitora do Projeto GERUS, participou no planejamento e condução didática do processo. Foram enfocados, particularmente, a metodologia pedagógica do Curso, as áreas de conhecimento necessárias no processo de gerenciamento local em saúde e o acompanhamento e a avaliação do aluno no processo educativo. A concepção pedagógica do Projeto GERUS baseia-se em princípios pouco convencionais da educação e requer uma nova postura dos docentes e modificações substanciais no processo ensino-aprendizagem.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2001000100005

Publicado

2001-02-07

Cómo citar

Saho, M. (2001). O papel do monitor na formação da gerência de Unidade Básica de Saúde. Rev Rene, 2(1). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5805

Número

Sección

Research Article