Implicações para o cuidado de enfermagem de egressos de unidade neonatal com condições crônicas

Autores/as

  • Tatiana Silva Tavares Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roseni Rosângela de Sena Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elysângela Dittz Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Doença Crônica, Crianças com Deficiência, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Familiar, Enfermagem de Atenção Primária.

Resumen

Objetivo: compreender as implicações para o cuidado de enfermagem de crianças egressas de terapia intensiva neonatal com condições crônicas. Métodos: estudo qualitativo com 14 mães de crianças com condições crônicas. Realizou-se entrevista individual e Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade. Dados submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: identificou-se que as condições crônicas determinaram a necessidade de cuidados contínuos, de complexidade variável e em maior frequência que o usual pelas crianças no domicílio, na comunidade e na rede de serviços. Verificaram-se situações vivenciadas pelas mães no cotidiano de cuidado que devem ser consideradas por enfermeiros na prática. Conclusão: as especificidades das necessidades dessas crianças requerem maior inserção e capacitação dos enfermeiros para a educação em saúde de cuidadores, o cuidado compartilhado no domicílio e o gerenciamento do cuidado na atenção primária, de forma a favorecer a adaptação e o bem-estar da família, visando continuidade do cuidado.

Biografía del autor/a

Tatiana Silva Tavares, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Enfermeira do CTI Pediátrico do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Roseni Rosângela de Sena, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem. Professora Emérita do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública.

Publicado

2016-10-30

Cómo citar

Tavares, T. S., Sena, R. R. de, & Duarte, E. D. (2016). Implicações para o cuidado de enfermagem de egressos de unidade neonatal com condições crônicas. Rev Rene, 17(5), 659–667. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/6197

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a