Significados e ações inferidos por enfermeiras para a minimização do erro de medicamentos em pediatria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222378524

Palabras clave:

Enfermeiras e Enfermeiros; Erros de Medicação; Pediatria; Pesquisa Qualitativa.

Resumen

Objetivo: compreender os significados e as ações inferidos por enfermeiras para a minimização do erro na administração de medicamentos em pediatria. Métodos: estudo de natureza qualitativa ancorado no Interacionismo Simbólico. Realizou-se a coleta de dados mediante entrevista semiestruturada com 11 enfermeiras, que atribuíram os significados e suas ações para a redução do erro de medicamentos em Pediatria. A análise do conteúdo foi composta por pré-análise, exploração, tratamento e interpretação dos dados. Resultados: emergiram três categorias: Ações individuais (planejamento, atenção, comunicação e aplicação do checklist na utilização dos “certos”); Interações multiprofissionais e organizacionais (trabalho em equipe, sistema automatizado, dimensionamento de pessoal, dupla verificação na conferência das medicações, articulação profissional, ações organizacionais, políticas institucionais e comunicação) e Estratégias na educação continuada (treinamentos e capacitações). Conclusão: aspectos técnicos, dinâmica de trabalho, necessidade de atualização, atitudes relacionadas às ações individuais, interações multiprofissionais, organizacionais e educação continuada foram significados e ações inferidos por enfermeiras para a minimização do erro na administração de medicamentos em Pediatria. Contribuições para a prática: faz-se necessário que o tema administração de medicamentos seja ponto contínuo dos programas de educação permanente nos serviços de saúde com vistas a garantir a minimização dos erros e assim promover maior segurança aos usuários.

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Publicado

2022-07-19

Cómo citar

Moraes, J. A. S. de, Camargo, C. L. de, Silva, M. M. F. Q. da, Andressa, Oliveira, V. R. S. S., Oliveira, M. M. C., & Whitaker, M. C. O. (2022). Significados e ações inferidos por enfermeiras para a minimização do erro de medicamentos em pediatria. Rev Rene, 23, e78524. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222378524

Número

Sección

Research Article

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