Significados e ações inferidos por enfermeiras para a minimização do erro de medicamentos em pediatria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222378524

Palavras-chave:

Enfermeiras e Enfermeiros; Erros de Medicação; Pediatria; Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Objetivo: compreender os significados e as ações inferidos por enfermeiras para a minimização do erro na administração de medicamentos em pediatria. Métodos: estudo de natureza qualitativa ancorado no Interacionismo Simbólico. Realizou-se a coleta de dados mediante entrevista semiestruturada com 11 enfermeiras, que atribuíram os significados e suas ações para a redução do erro de medicamentos em Pediatria. A análise do conteúdo foi composta por pré-análise, exploração, tratamento e interpretação dos dados. Resultados: emergiram três categorias: Ações individuais (planejamento, atenção, comunicação e aplicação do checklist na utilização dos “certos”); Interações multiprofissionais e organizacionais (trabalho em equipe, sistema automatizado, dimensionamento de pessoal, dupla verificação na conferência das medicações, articulação profissional, ações organizacionais, políticas institucionais e comunicação) e Estratégias na educação continuada (treinamentos e capacitações). Conclusão: aspectos técnicos, dinâmica de trabalho, necessidade de atualização, atitudes relacionadas às ações individuais, interações multiprofissionais, organizacionais e educação continuada foram significados e ações inferidos por enfermeiras para a minimização do erro na administração de medicamentos em Pediatria. Contribuições para a prática: faz-se necessário que o tema administração de medicamentos seja ponto contínuo dos programas de educação permanente nos serviços de saúde com vistas a garantir a minimização dos erros e assim promover maior segurança aos usuários.

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Publicado

2022-07-19

Como Citar

Moraes, J. A. S. de, Camargo, C. L. de, Silva, M. M. F. Q. da, Souza, A. S. C. de, Oliveira, V. R. S. S., Oliveira, M. M. C., & Whitaker, M. C. O. (2022). Significados e ações inferidos por enfermeiras para a minimização do erro de medicamentos em pediatria. Rev Rene, 23, e78524. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222378524

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