Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Todo o texto está formatado em Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5cm entrelinhas e espaçamento de 0 pt antes de depois. As quatro margens de 2,5 cm, papel A4 e parágrafos 1cm. As páginas estão numeradas desde o resumo até as referências. Figuras e tabelas estão no texto. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word e sem identificação dos autores.
  • O resumo está apresentado somente no idioma de submissão, em Times New Roman, fonte 12 e espaço 1,5cm. Não ultrapassa o limite de 200 palavras. Os descritores estão abaixo do resumo, nos dois idiomas português/inglês com a denominação de Descritores e Descriptors. Limitados de 3 a 5, separados por ponto e vírgula e com as iniciais maiúsculas, exceto para preposições, em conformidade com os DeCS.
  • O texto não apresenta siglas, priorizando a descrição destas, exceto para aquelas reconhecidas internacionalmente. Ademais, segue os padrões de estilo e requisitos de formatação descritos em Diretrizes para Autores.
  • O título, no idioma de submissão, apresenta no máximo 16 palavras, grafado em negrito, em caixa baixa, isto é, somente com a inicial maiúscula, e em nomes próprios, sem localização geográfica.
  • Os títulos das seções do artigo encontram-se grafados em caixa baixa, somente com inicial maiúscula, e em negrito: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Limitações do estudo, Contribuições para a prática, Conclusão e Referências.
  • O artigo se apresenta dentro do limite de palavras e de referências preconizado para cada categoria da Revista.
  • Não contém nomes de autores no texto, estes foram substituídos por sua codificação numérica, sobrescrito, com parênteses e sem espaço entre a última palavra e o parêntese. Não utilizando expressões como: Segundo..., De acordo etc.
  • As referências seguem o estilo Vancouver, conforme modelos expostos nas Diretrizes de publicação.
  • As declarações encontram-se em conformidade com os modelos disponíveis nas Diretrizes para Autores, assinadas por todos os autores. Estas foram impressas, assinadas, escaneadas e incluídas em Documento Suplementar. Documentos com assinaturas coladas não serão aceitos.
  • No caso de Artigos de Pesquisa, se encaminha o documento de aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa sob a forma de documento digitalizado, anexado como arquivo suplementar.
  • Envio do Checklist preenchido como Documento Suplementar.
  • Envio do comprovante de pagamento referente à taxa de avaliação, no valor de R$ 200,00, como documento suplementar, após a aprovação do manuscrito na pré-análise. Este valor também pode ser pago diretamente na Secretaria da Revista. CNPJ: 01921606/0001-22
  • Adesão aos custos de tradução do artigo para língua inglesa após aprovação.

Diretrizes para Autores

Política editorial e Considerações éticas

A Rev Rene publica manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol de pesquisadores da Enfermagem e de ciências afins, desde que estes contribuam para a prática e a disciplina de Enfermagem. 

A submissão à Rev Rene implica que o conteúdo não foi publicado ou submetido para publicação em outro lugar. Manuscritos que apresentarem semelhança, mesmo que em parte do texto, figuras ou tabelas, com outros já publicados serão excluídos do processo de avaliação em qualquer fase.

A Rev Rene adota a Publicação Continuada (rolling pass).

Proteção de dados

Ao enviar um manuscrito para a Rev Rene, seu nome, endereço de e-mail, afiliação e outros dados de contato pessoais serão usados ​​para as operações regulares de produção e publicação. A Rev Rene reconhece a importância de proteger as informações pessoais dos usuários e busca manter a segurança, a integridade e a privacidade dos dados pessoais coletados e processados.

Pré-impressão

A Rev Rene aceitará manuscritos provenientes de repositórios de preprint (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo) para o processo de avaliação pelos pares e apoia a política de ciência aberta com o depósito de dados em bancos de repositórios nacionais (Open Data).

Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso aberto (Open Access) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Portanto, sem custos para baixar arquivos (download). 

Arquivamento

A Rev Rene utiliza o sistema LOCKSS de arquivamento. O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista, é suportado pelo OJS.

Citação de dados

A veracidade das informações e das citações é de responsabilidade exclusiva dos autores. Conceitos, ideias e opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a posição do Conselho Editorial da Rev Rene. 

Plágio 

A Rev Rene segue as diretrizes (Code of Conduc and Best Practice Guidelines for Journal Editors Committee on Publication Ethics) do COPE (Comitê de Ética em Publicação). A Revista alerta que copiar um estudo ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria, constitui-se em fraude inaceitável e desonestidade. A Rev Rene utiliza o software iThenticate para localização de textos similares e identificação de plágio e autoplágio. A Revista recomenda que os autores não usem ideias e palavras de outros(s), sem reconhecer a fonte da informação. Confira mais detalhes sobre plágio e ética.

Processo de submissão

Os manuscritos devem ser submetidos pelo sistema eletrônico (OJS), em português, inglês ou espanhol. Após aprovação na pré-análise realizada pelo Editor Chefe, será avaliado pela secretaria da revista, para verificar as normas disponíveis nas instruções aos autores (http://periodicos.ufc.br/rene/about/submissions). Caso o manuscrito retorne mais de três vezes para adequação às normas da Revista, este será arquivado.

Revisão Editorial e Aceitação

A Rev Rene adota como critérios de aceitação dos manuscritos a qualidade, a originalidade, a prioridade, a oportunidade e a clareza da pesquisa. 

Os manuscritos submetidos e encaminhados conforme as normas de publicação serão enviados à pré-análise do Editor Chefe, que decidirá pela sua aprovação ou rejeição. O Editor Chefe avaliará a relevância, a adequação ao escopo da revista e o ineditismo do manuscrito.  

Caso seja aprovado na pré-análise, e estando de acordo com as normas, os manuscritos serão enviados ao Editor Associado, para a indicação de consultores. A Rev Rene segue o formato de avaliação anônima dupla. Para cada manuscrito, a Rev Rene solicita análise e emissão de parecer de, pelo menos, dois consultores ad hoc, pesquisadores de competência estabelecida na área de conhecimento do manuscrito.

Após a avaliação dos consultores, o Editor Associado informará a recomendação ao Editor Chefe, que decidirá pela aprovação, correções ou recusa dos manuscritos, com base nas avaliações realizadas pelos consultores e pelo Editor Associado. A Rev Rene notificará autores e revisores sobre a decisão aceitação ou rejeição do manuscrito.

Acompanhamento do processo de avaliação do manuscrito

O autor poderá acompanhar o fluxo editorial do manuscrito pelo sistema http://periodicos.ufc.br/rene. As decisões sobre o manuscrito serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas no sistema.

Instruções gerais

 

Autoria: o conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores. Os critérios de autoria devem basear-se nas deliberações do International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org), que determina o seguinte: o reconhecimento da autoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos: 1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2. Redação do manuscrito ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. Aprovação final da versão a ser publicada; 4. Concordância em ser responsável por todos os aspectos do manuscrito relacionados à precisão ou integridade de qualquer parte do manuscrito sejam investigadas e resolvidas adequadamente. Essas quatro condições devem ser integralmente atendidas. Todos aqueles designados como autores devem atender aos critérios de autoria. 

O número máximo de autores são sete. Não se justifica a inclusão de nome cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima. Pessoas que tiveram participação técnica ou de apoio geral podem ser citadas na seção de Agradecimentos. Todos os autores devem informar o seu número de registro ORCID (http://orcid.org).

Conflito de Interesse: todos os autores e avaliadores devem revelar qualquer tipo de conflito de interesse existente durante o desenvolvimento do estudo.

Fontes de financiamento: declare as fontes de financiamento, institucional ou privado para a realização do estudo. Para aquelas pesquisas sem recursos financeiros, informe que a pesquisa não recebeu financiamento. No caso de apoio financeiro de instituição, informe número de processo.

Direitos autorais: em caso de aprovação do manuscrito, os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Rev Rene. Deve-se encaminhar a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, assinada por todos os autores (download).

Aspectos éticos

Este periódico segue as recomendações do Commitee on Publication Ethics (COPE)  e as condutas de Boas Práticas de Editoração – Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors. A revista adota a normalização dos “Requisitos Uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos” (Estilo Vancouver).

Os preceitos éticos da pesquisa que envolvem seres humanos ou de experimentação animal deverão ser respeitados. A publicação de manuscritos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (2008), da Associação Médica Mundial. Deverá ser observado o atendimento à legislação específica do país em que a pesquisa foi realizada.

Ética em pesquisa, consentimento informado e detalhes do paciente

Estudos em pacientes ou voluntários necessitam de termos de consentimento informado e de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O número do protocolo de aprovação da pesquisa pelo CEP deve ser informado no corpo do texto do artigo a ser submetido, especificamente no último parágrafo da seção métodos. Uma cópia da aprovação concedida pelo Comitê de Ética em Pesquisa deve ser anexada e enviada através do sistema eletrônico OJS. Os autores devem obter os consentimentos, permissões e liberações apropriadas que estejam relacionadas aos detalhes e informações do caso de um paciente ou imagens de pacientes e quaisquer outros indivíduos apresentados no arquivo de submissão. Os consentimentos por escrito devem ser retidos pelo autor, mas não devem ser enviados à revista. Quando houver uma imagem que exponha o rosto de um paciente e talvez permita o seu reconhecimento, os autores devem enviar um documento de consentimento ao paciente, quando da submissão do artigo, informando que a imagem será usada exclusivamente para fins científicos. Os autores deverão fornecer cópias dos consentimentos ou evidências de que tais consentimentos foram obtidos somente se solicitado, em circunstâncias excepcionais (por exemplo, se surgir qualquer questão legal). Mesmo que os autores tenham a permissão concedida por escrito do paciente, ou de parentes próximos, quando aplicável, as informações pessoais de qualquer paciente não podem ser incluídas em qualquer parte do artigo e em qualquer material suplementar (incluindo todas as ilustrações e vídeos). Todas essas informações e dados devem ser anonimizadas e removidas antes do envio para a revista.

É responsabilidade dos autores garantir que:

A forma de consentimento por escrito cumpre cada exigência de todas as leis aplicáveis de proteção de dados e privacidade. Deve-se tomar cuidado especial com a obtenção de consentimento no que diz respeito às crianças (em particular quando uma criança tem necessidades especiais ou deficiências de aprendizagem), quando a cabeça ou rosto de um indivíduo aparece, ou quando a referência é feita ao nome de um indivíduo ou outros detalhes pessoais.

No caso de uma criança, se os pais ou responsáveis discordam sobre o uso das imagens dessa criança, então essas imagens não devem ser utilizadas. Também é importante garantir que apenas imagens de crianças em trajes adequados sejam usadas a fim de reduzir o risco de serem usadas de forma inadequada.

Mesmo que o consentimento tenha sido obtido, deve-se tomar cuidado para garantir que o retrato e a legenda do indivíduo sejam apresentados de maneira respeitosa e que não afetem negativamente esse indivíduo.

Estudos em seres humanos e animais

As pesquisas que envolvem experimentos em seres humanos devem seguir o Código de Ética da Associação Médica Mundial (Declaração de Helsinque). O manuscrito também deve estar de acordo com as Recomendações para a Elaboração, Redação, Edição e Publicação de Trabalhos Acadêmicos em Periódicos Médicos e incluir populações humanas representativas (sexo, idade e etnia) de acordo com essas recomendações. Os termos sexo e gênero devem ser usados corretamente.

O manuscrito deve conter a informação de que o consentimento informado foi obtido em experimentos envolvendo seres humanos. Os direitos de privacidade dos sujeitos de pesquisa devem sempre ser observados.

Todos os experimentos com animais devem estar em conformidade com as diretrizes ARRIVE e devem ser realizados de acordo com a Lei dos Animais (Procedimentos Científicos) do Reino Unido, 1986 e diretrizes associadas, com a Diretiva 2010/63/EU para experimentos em animais, com as orientações do National Institutes of Health para cuidado e uso de animais de laboratório (NIH Publications No. 8023, revisada em 1978) e demais orientações e legislação nacional. Os autores devem indicar claramente no manuscrito que tais diretrizes foram seguidas. O sexo dos animais deve ser indicado e, quando apropriado, a influência (ou associação) do sexo nos resultados do estudo.

Categorias de Publicações Aceitas

Manuscritos de Pesquisa: estudos destinados a divulgar resultados de pesquisa original e inédita e análise de teorias ou métodos que fundamentam a Ciência da Enfermagem ou de áreas afins. A estrutura deve seguir: Título, Resumo, Descritores, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Limitações do estudo, Contribuições para a prática e Conclusão. O manuscrito deverá apresentar até 5000 palavras e um total de 30 referências.

Manuscritos de Revisão: estudos de revisão crítica e sistematizada da literatura, incluindo: revisões sistemáticas de evidências qualitativas, quantitativas, de métodos mistos, metodológicas, revisões de escopo, entre outras. Segue a mesma estruturação de manuscrito original. Os manuscritos devem apresentar no máximo 5000 palavras e até 50 referências.

Carta ao Editor: comentários de conteúdo de manuscritos publicados na revista. Serão aceitos a critério da Comissão de Editoração. A carta deve apresentar até 1000 palavras e no máximo cinco referências.

Editorial: texto produzido a convite do(s) Editor(es) da Revista. Deve apresentar até 1000 palavras e no máximo cinco referências.

Autor Convidado: texto produzido a convite do(s) Editor(es) da Revista. Segue a mesma estruturação de manuscrito original.

Documentos para submissão

As declarações requeridas no ato da submissão devem ser impressas, assinadas, escaneadas e incluídas em Documento Suplementar. Documentos com assinaturas coladas não serão aceitos. Em caso de aprovação do artigo, os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Rev Rene.

No ato da submissão dos manuscritos, deverão ser anexados no sistema on-line, em documentos suplementares, os documentos:

Cópia do documento de aprovação do Comitê de Ética, digitalizada em formato jpg ou pdf;

Declaração de conflito de interesse (todos os autores devem assinar este documento);

Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais, assinada diretamente no documento, digitalizada em formato jpg ou pdf;

Declaração de não envolvimento com seres humanos. Somente quando a pesquisa não envolver seres humanos;

Checklist devidamente preenchido.

Checklist de Revisão Integrativa

Custos de publicação

Taxa de processamento

Manuscritos com todos os autores de instituições de fora do Brasil são isentos das taxas de avaliação e publicação.

Taxa de Submissão

Não haverá taxa de submissão.

Taxa de Avaliação: 200,00 (BRL)

A taxa de avaliação deverá ser paga após a aprovação do manuscrito na etapa de pré-análise. A secretaria enviará um e-mail solicitando o comprovante de pagamento via sistema OJS, em formato PDF, com data de pagamento atual. Obs. O valor não será devolvido caso o manuscrito seja rejeitado.

Taxa de Publicação: 800,00 (BRL)

As taxas deverão ser pagas através de transferências/depósitos bancários para Associação Cearense de Estudos e Pesquisas/Rev Rene

Dados bancários:

ACEP/Rev Rene

Conta: 114684-X

Agência: 1369-2

Banco do Brasil

CNPJ: 01921606/0001-22 ACEP/Rev Rene

Custos com revisão e traduções

Os manuscritos aprovados, submetidos em inglês ou espanhol deverão passar por uma revisão profissional do idioma. Os custos da revisão e da tradução são de responsabilidade dos autores. Para manuscritos submetidos em inglês e espanhol, será solicitada a tradução para a língua portuguesa da versão final aprovada.

Revisão da Língua Portuguesa

Os autores deverão providenciar a revisão gramatical, após aprovação do manuscrito para publicação, conforme as orientações da Revista. Deve ser realizada por empresa credenciada pela Revista. Os autores devem enviar a declaração do revisor juntamente com o manuscrito revisado. É obrigatório que os autores confiram o texto antes de enviar a versão revisada à revista.

Traduções

As traduções são solicitadas aos autores após a aprovação final do manuscrito para o idioma diferente do submetido, conforme as orientações da Revista. Devem ser realizadas por empresa credenciada pela Rev Rene. Os autores devem enviar a declaração do tradutor juntamente com o manuscrito traduzido. É obrigatório que os autores confiram os textos antes de enviar a versão traduzida à Revista.

Preparação do manuscrito para submissão

Guias para apresentação do texto

Os textos dos manuscritos devem seguir os guias da Rede Equator, conforme tipo de estudo realizado:

Para todos os tipos de estudos usar o guia Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE 2.0 – checklist ).

Para ensaio clínico randomizado usar o CONSORT (checklist e fluxograma).

Para as revisões sistemáticas e metanálise, seguir o guia PRISMA (checklist e fluxograma);

Para os demais tipos de revisão, utilizar as extensões do guia PRISMA, disponíveis em http://www.prisma-statement.org/Extensions/

Para estudos observacionais em epidemiologia seguir o guia STROBE (checklist).

Para estudos qualitativos seguir o guia COREQ (checklist

Formatação

Os manuscritos deverão ser apresentados em formato Microsoft Word, tamanho do papel A4, espaçamento 1,5 cm, margens de 2,5 cm cada um dos lados, tamanho 12, Times New Roman, parágrafos alinhados a 1 cm. Não são permitidas: palavras em negrito, sublinhado, caixa alta e marcadores do Microsoft Word. Se precisar destacar termos no texto, utilizar itálico.

Estrutura: título, resumo, descritores, descriptors, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Limitações do estudo, Contribuições para a prática, Conclusão e Referências. Manuscritos de pesquisa devem apresentar até 5000 palavras e um total de até 30 referências. Os manuscritos de revisão não devem exceder 5000 palavras e 50 referências. Na contagem das palavras, não serão consideradas as referências.

Página de Título

Título do manuscrito: sintético e objetivo, apresentado somente no idioma de submissão, em negrito; com no máximo 16 palavras, em caixa baixa, inicial maiúscula para primeira palavra e/ou nomes próprios, centralizado, tamanho 12, Times New Roman. Evitar utilizar: localização geográfica da pesquisa, siglas e abreviações.

Autores: a indicação dos nomes dos autores logo abaixo do título do manuscrito é limitada a sete, exceto para estudos multicêntricos, e devem apresentar-se na sequência do texto, em tamanho 12, iniciais maiúsculas, separados por vírgula, com números sobrescritos.

Ex.: Ana Fátima Carvalho Fernandes1, Viviane Martins da Silva2

Informar o número de registro do ORCID de todos os autores na Página de título e no sistema.

Notas dos autores: indicação de instituição a que estão vinculados, cidade, estado e país. Seguidamente, informar nome e endereço completo com CEP do autor correspondente.

As afiliações dos autores, bem como seus endereços eletrônicos devem ser expressas em Metadados da Submissão.

Ex.: 1Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

Autor correspondente: Autor

Endereço completo: informar CEP e e-mail

Manuscrito extraído de dissertação ou tese: indique por asterisco, em nota de rodapé o título, o ano e a instituição.

Agradecimentos: item opcional. Podem ser incluídas pessoas envolvidas que não se configuram como autores ou instituições. No caso de apoio financeiro de instituição, informar número de processo.

Contribuição dos autores: item obrigatório. Informe em relação aos seguintes aspectos: 1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2. Redação do manuscrito ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. Aprovação final da versão a ser publicada; 4. Concordância em ser responsável por todos os aspectos do manuscrito relacionados à precisão ou integridade de qualquer parte do manuscrito sejam investigadas e resolvidas adequadamente. Essas quatro condições devem ser integralmente atendidas.

Documento Principal

Deve conter o título, o resumo com descritores e o corpo do manuscrito (não coloque qualquer identificação dos autores).

Título do manuscrito: sintético e objetivo, apresentado somente no idioma de submissão, em negrito; com no máximo 16 palavras, em caixa baixa, inicial maiúscula para primeira palavra e/ou nomes próprios, centralizado, tamanho 12, Times New Roman. Evite utilizar: localização geográfica da pesquisa, siglas e abreviações.

Resumo: deve ser estruturado, sem siglas, somente no idioma de submissão, contendo no máximo 200 palavras, Objetivo, Métodos (sem período e local do estudo), Resultados, Conclusão e Contribuições para a prática, fornecendo visão clara e concisa do conteúdo. Deve ser redigido em espaçamento 1,5 cm, tamanho 12, Times New Roman. Os Ensaios Clínicos devem apresentar o número do registro de ensaio clínico ao final do resumo. O número desse registro não será computado no número de palavras do resumo.

Descritores: em português e inglês, separados por ponto e vírgula e com iniciais maiúsculas, exceto para preposições; devem acompanhar o resumo, respeitando-se o número de três a cinco. Utilizar os descritores referidos nos “Descritores em Ciências da Saúde” - DECS/LILACS/BIREME disponível no endereço https://decs.bvsalud.org/ e/ou no Medical Subject Headings (MESH) https://meshb.nlm.nih.gov/#/fieldSearch. Nomenclatura dos descritores: Descritores e Descriptors, tamanho 12, em negrito.

Texto: as siglas deverão ser descritas por extenso na primeira vez em que aparecerem no texto e acompanhadas de sua abreviatura. Mas, sugere-se evitar utilizar siglas no texto; priorizar sua descrição, com exceção para aquelas reconhecidas internacionalmente. Opte por descrever os símbolos. Não utilize nota de rodapé.

Introdução: apresente a fundamentação teórica sobre o objeto de estudo. Enuncie, com as devidas justificativas e explicações, a originalidade e validade, finalidade e aplicabilidade da contribuição ao conhecimento pretendido. Inclua referências atualizadas (dos últimos três anos) e de abrangência nacional e internacional. O objetivo deve ser colocado no último parágrafo da introdução.

Métodos: descreve como a pesquisa foi realizada, a lógica do raciocínio do autor na ordenação dos procedimentos e das técnicas utilizadas para a obtenção dos resultados. O método estatístico e o critério matemático de significância dos dados também devem estar declarados. Estruture da seguinte forma, sem subitens: tipo de desenho de pesquisa, população (explicitando os critérios de seleção), cálculo do tamanho da amostra, instrumento de medida (com informações sobre validade e precisão), coleta (dos últimos cinco anos) e análise de dados. Nos casos de pesquisa envolvendo seres humanos, insera o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) e informe que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos. Os estudos qualitativos devem partir de uma questão norteadora e seguir um referencial teórico metodológico.

Resultados: descreva o que foi obtido na pesquisa, sem citações ou comentários ou interpretações pessoais (subjetivas). Não repita o que está descrito nas tabelas e nas figuras. Nota: Todos os manuscritos devem apresentar os resultados separados da discussão.

Discussão: deve apresentar a apreciação crítica do autor, os novos e importantes aspectos do estudo e a explicação sobre o significado dos resultados obtidos, relacionando-os com outros estudos. A linguagem obedece ao estilo crítico e o verbo aparece no passado. A essência da discussão é a interpretação dos resultados obtidos e sua relação com o conhecimento existente, de forma a chegar-se a uma conclusão.

Limitações do estudo: explicite os limites dos resultados, dados pelo método escolhido, representatividade/tamanho da amostra, entre outros.

Contribuições para a prática: descreva as implicações dos resultados encontrados para o avanço do conhecimento científico para a área de saúde e enfermagem.

Conclusão: apresente a escrita em frase clara, simples e direta, demonstrando o cumprimento do objetivo proposto. No caso de mais de um objetivo, deve haver uma conclusão para cada objetivo. Nenhum outro comentário deve ser incluído na conclusão. Nesta seção, não devem conter citações.

Elementos integrantes do documento principal

Depoimentos: em estudos qualitativos, os depoimentos devem ser apresentados em itálico, sem colchetes e aspas, com ponto final após identificação do depoente, na fonte Times New Roman tamanho 10, e na sequência do parágrafo. Não utilize itálico na identificação do depoente, o qual é obrigatório, e deixe entre parêntese.

Tabelas e figuras: limitadas a cinco, no conjunto. As tabelas devem ter título conciso localizado acima do seu conteúdo, numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto, não utilizar linhas internas verticais ou horizontais e nem sombreamento. Os traços internos deverão ser inseridos somente abaixo e acima do cabeçalho e na última linha das tabelas. As notas explicativas devem aparecer no rodapé das tabelas e não no título ou cabeçalho. Formate com a ferramenta do Microsoft Word, tamanho12, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5 cm. Inclua logo após o título: O “n” dos participantes do estudo, cidade, sigla do estado, país e ano. Evitar ultrapassar uma página. 

Figuras: são assim denominados quadros, gráficos, desenhos, fluxograma e fotografias. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que forem citadas no texto. Não é permitido que o conteúdo dos gráficos seja o mesmo das tabelas. As legendas das figuras, os símbolos, os números e outros sinais necessitam ser identificados e descritos quanto ao seu significado em nota de rodapé. Caso os autores optem por utilizar ilustrações já publicadas, devem encaminhar permissão, por escrito, para sua reprodução ou deixar a fonte em nota de rodapé. As figuras devem estar em alta resolução, com um mínimo de 900 DPI (Dots Per Inch ou Pontos por Polegada, em português) e editáveis. O título deve ser apresentado abaixo da figura.

As notas de rodapé das tabelas e figuras deverão ser indicadas pelos símbolos sequenciais *, †, ‡, §, || e ¶, os quais deverão ser apresentados tanto no interior da figura quanto na nota de rodapé. Evitar utilizar notas de rodapé no texto.

Referências: No texto, as citações devem ser enumeradas, consecutivamente, em algarismos arábicos, entre parênteses, sobrescritos, sem menção do nome dos autores e sem espaço entre a última palavra que a antecede. Ex: Coronavirus(1). Quando se tratar de citação sequencial, separe os números por traço (Ex:1-6); quando intercalados, use vírgula (Ex:2,6,10). As citações "ipsis literes" deverão ser apresentadas entre aspas, sem itálico, com fonte Times New Roman tamanho 12 e na sequência do texto.

Observação: deve-se priorizar a citação de referências atualizadas, ou seja, publicadas nos últimos cinco anos, considerando o momento da submissão do manuscrito. Os autores devem seguir a proporcionalidade de, no mínimo, 80% de manuscritos de periódicos indexados em bases de dados internacionais.

Evite citações de teses, dissertações, manuscritos de conclusão de curso, livros e capítulos, jornais ou revistas não científicas e outras fontes (apostilas, anais, etc.). Devem ser citados estudos de periódicos científicos indexados em bases de dados nacionais e internacionais que foram consultados na íntegra pelo autor e que tenham relação direta, relevante com o assunto abordado.

Citações no final do texto: seguir o Estilo Vancouver. Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com List of Journals Indexed for MEDLINE. Para os periódicos que não se encontram nesta lista, poderão ser utilizadas as abreviaturas do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas do IBICT e o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS.

Autores: citar até seis autores, separados por vírgula, entrando pelo sobrenome, com apenas a inicial maiúscula, seguido das iniciais de prenomes e de outros sobrenomes, sem ponto ou qualquer outro elemento de ligação entre eles. Ex: Silva VM. Para referências com mais de seis autores, listar os seis primeiros acompanhados de et al., separando-os por vírgula. Páginas: suprima dezenas ou centenas repetidas. Ex: use de 43-8 e não 43-48.

Referências de manuscritos publicados em periódicos latino-americanos e que possuem versão em inglês, deverão ser citadas no idioma em inglês. Insira o DOI (Digital Object Identifier) ou o link de acesso de todas as referências citadas no manuscrito.

Exemplos de referências

Manuscritos com o identificador DOI

Feitor SA, Borges EMN. Happiness at work and psychological trauma in nurses. Rev Rene. 2022;23:e71953. doi: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222371953

Manuscritos eletrônicos

Trujillo-Hernández PE, Gómez-Melasio DA, Lara-Reyes BJ, Medina-Fernández IA, Hernández-Martínez EK. Association between sociodemographic characteristics, depressive symptoms, stress and anxiety in times of COVID-19. Enferm Glob [Internet]. 2021 [cited Jan 12, 2022];20(64):14-24. Available from: https://scielo.isciii.es/pdf/eg/v20n64/en_1695-6141-eg-20-64-1.pdf

Manuscritos com mais de seis autores

Alferes LPSP, Martins MMFPS, Santos MR, Teixeira MJR, Poeira AFS, Pires RMF, et al. Nurse managers in mental health units: from activities to time management. Rev Rene. 2022;23:e71282. doi: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222371282

Manuscritos com suplemento

Mendes M, Bordignon JS, Menegat RP, Schneider DG, Vargas MAO, Santos EKA, et al. Neither angels nor heroes: nurse speeches during the COVID-19 pandemic from a Foucauldian perspective. Rev Bras Enferm. 2022; 75(suppl 1):e20201329. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1329

Preprint

Lavorato Neto G, Rodrigues L, Silva DARD, Turato ER, Campos CJG. Spirituality review on mental health and psychiatric nursing. Medrxiv. 2018. Preprint(v.2) [cited  Jan 12, 2022]. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0429

Editorial

Lopes MVO. The role of researchers after the COVID-19 pandemic [editorial]. Rev Rene. 2022;23:e72190. doi: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222372190

Livros

Minayo MCS, Costa AP. Técnicas que fazem uso da palavra, do olhar e da empatia: Pesquisa Qualitativa em Ação. Aveiro: Ludomedia; 2019.

Ministério da Saúde (BR). Health and foreing policy: 20 years of the International Health Affairs Office of the Ministry of Health of Brazil (1998-2018) [Internet]. 2019 [cited Jan 12, 2022]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/health_foreign_policy_20_years_aisa.pdf

Capítulos de livro

Leite SS, Áfio ACE, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LMF. Utilização de instrumentos para validação do conteúdo de tecnologias educacionais para cuidado de saúde. In: Magalhães TMM, Borges JWP, Garcês TS, organizadores. Instrumentos em enfermagem e saúde: construção, validação e utilização. Curitiba: CRV; 2019. p. 47-56.

Documentos Legais

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012: aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos [Internet]. 2012 [cited Jan 12, 2022]. Available from: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Envio dos manuscritos

As submissões dos manuscritos deverão, obrigatoriamente, ser por via eletrônica, de acordo com as instruções publicadas no site http://www.periodicos.ufc.br/rene/about/submissions

Endereço: Rua Alexandre Baraúna, 1115, Rodolfo Teófilo, Fortaleza, CE, Brasil. CEP: 60430-160

Tel.: + 55 85 3366-8453

E-mail: rene@ufc.br

Site: http://periodicos.ufc.br/rene

Artigos de Pesquisa

Estudos destinados a divulgar resultados de pesquisa original e inédita e análise de teorias ou métodos que fundamentam a Ciência da Enfermagem ou de áreas afins. A estrutura deve seguir: Título, Resumo, Descritores, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Limitações do estudo, Contribuições para a prática e Conclusão. O manuscrito deverá apresentar até 5000 palavras e um total de 30 referências.

Artigos de Revisão

Estudos de revisão crítica e sistematizada da literatura, incluindo: revisões sistemáticas de evidências qualitativas, quantitativas, de métodos mistos, metodológicas, revisões de escopo, entre outras. Segue a mesma estruturação de manuscrito original. Os manuscritos devem apresentar no máximo 5000 palavras e até 50 referências.

Carta ao Editor

Comentários de conteúdo de manuscritos publicados na revista. Serão aceitos a critério da Comissão de Editoração. A carta deve apresentar até 1000 palavras e no máximo cinco referências.

Editorial

Texto produzido a convite do(s) Editor(es) da Revista. Deve apresentar até 1000 palavras e no máximo cinco referências.

Autor Convidado

Texto produzido a convite do(s) Editor(es) da Revista. Segue a mesma estruturação de manuscrito original.

Política de Privacidade

Ao enviar um manuscrito para a Rev Rene, seu nome, endereço de e-mail, afiliação e outros dados de contato pessoais serão usados ​​para as operações regulares de produção e publicação. A Rev Rene reconhece a importância de proteger as informações pessoais dos usuários e busca manter a segurança, a integridade e a privacidade dos dados pessoais coletados e processados.