Cuidado integral: significados para docentes e discentes de enfermagem

Autores

  • Rosiane Filipin Rangel Universidade Federal do Rio Grande
  • Dirce Stein Backes Centro Universitário Franciscano
  • Silomar Ilha Universidade Federal do Rio Grande
  • Hedi Crecencia Heckler de Siqueira Universidade Federal do Rio Grande
  • Fernanda Demutti Pimpão Martins Universidade Federal de Pernambuco
  • Claudia Zamberlan Centro Universitário Franciscano

Palavras-chave:

Assistência Integral à Saúde, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem

Resumo

Objetivo: compreender o significado de cuidado integral para docentes e discentes de enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados, por meio da técnica de Grupo Focal e submetidos à análise de conteúdo, na modalidade temática. Para esse artigo utilizou-se o construto cuidado integral, baseado em autores que discorrem com propriedade sobre a temática Resultados: os discentes percebem o cuidado integral como a interação subjetiva consigo e com o outro respeitando a singularidade humana por meio de uma construção gradual a fim de atender às necessidades aparentes e não aparentes. Conclusão: docentes e discentes referiram que o cuidado integral depende de uma rede de ações e precisa ser instigado desde a formação acadêmica.

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Publicado

2017-06-12

Como Citar

Rangel, R. F., Backes, D. S., Ilha, S., Siqueira, H. C. H. de, Martins, F. D. P., & Zamberlan, C. (2017). Cuidado integral: significados para docentes e discentes de enfermagem. Rev Rene, 18(1), 43–50. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18866

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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