Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária

Autores

  • Charlene Ester Machado Silva
  • Denise Barbosa de Castro Friedrich Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Beatriz Francisco Farah Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Kênia Lara Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada, Educação em Enfermagem, Hospitalização.

Resumo

Objetivo: compreender o processo de educação permanente realizado pelos enfermeiros da atenção primária à saúde e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária. Métodos: estudo qualitativo, realizado com 14 enfermeiros de unidades de saúde. Para captação dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada e análise por meio da hermenêutica dialética. Resultados: emergiram duas categorias: Assistência na atenção primária à saúde e internações hospitalares – apontou que a maior causa de internações está relacionada a doenças crônicas, e que grande parte delas poderia ser evitada; Educação: ferramenta para lidar com as condições sensíveis à atenção primária – a educação permanente é reconhecida como ferramenta para interferir na ocorrência dessas hospitalizações, porém as práticas realizadas aproximam-se mais da educação continuada. Conclusão: os enfermeiros desenvolvem processos educativos que se aproximam mais da educação continuada. A relação entre educação permanente e condições sensíveis a atenção primária ainda é incipiente.

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Publicado

2018-01-09

Como Citar

Silva, C. E. M., Friedrich, D. B. de C., Farah, B. F., & Silva, K. L. (2018). Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária. Rev Rene, 18(6), 794–802. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/31094

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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