Estresse ocupacional e qualidade do sono em docentes da área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181933088

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador; Estresse Psicológico; Docentes.

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre estresse ocupacional e qualidade do sono em docentes da área da saúde. Métodos: estudo transversal realizado por meio de um questionário sociodemográfico, ocupacional e da Escala de Estresse no Trabalho e Índice de Qualidade de Sono Pittsburg. Resultados: predominaram docentes homens (57,9%), casados (47,4%), com filhos (52,6%), que residem com a família (89,5%) e com 34,7 anos em média. Da amostra, 63,2% apresentaram baixo nível de estresse e 57,9%, baixa qualidade do sono, sendo essa mais afetada pela sonolência diurna, distúrbios do sono e duração do sono. Houve correlação significativa e positiva entre nível de estresse geral e uso de medicações para dormir. Conclusão: baixo nível de estresse e baixa qualidade do sono. Constata-se que, a sonolência diurna, os distúrbios do sono e a duração do sono os fatores que mais contribuem para a baixa qualidade do sono dos docentes da área de saúde.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Sousa, A. R. de, Santos, R. B., Silva, R. M. da, Santos, C. C. T., Lopes, V. C., & Mussi, F. C. (2018). Estresse ocupacional e qualidade do sono em docentes da área da saúde. Rev Rene, 19, e33088. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181933088

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