Plano diretor de atenção primária como estratégia de educação permanente: perspectiva dos facilitadores

Autores

  • Kênia Lara Silva
  • Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro
  • Lizziane D’ávila Pereira
  • Bárbara Ribeiro Martins
  • Juliana Alves Viana
  • Stephanie Marques Moura Franco Belga

Palavras-chave:

Educação Continuada, Atenção Primária à Saúde, Assistência Integral à Saúde, Prática Profissional.

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo cujo objetivo foi analisar o Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde no processo da educação permanente, bem como a formação dos profissionais para atuação como multiplicadores nesse processo. Os dados empíricos foram obtidos de entrevista com 11 enfermeiros que atuaram como facilitadores do Plano Diretor em um município da região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados indicam que a vivência como facilitador permitiu reflexões sobre o processo de trabalho, contribuindo para a incorporação de novas ferramentas na atenção primária. Os participantes relataram as dificuldades enfrentadas na condução do trabalho, bem como lacunas na formação desses profissionais para atuarem na Atenção Primária à Saúde e implementarem processos de educação permanente no cotidiano dos serviços. O Plano Diretor representa importante estratégia de educação permanente com potencial para transformar processos e práticas na atenção primária à saúde.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2012000300008

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

Silva, K. L., Ribeiro, H. C. T. C., Pereira, L. D., Martins, B. R., Viana, J. A., & Belga, S. M. M. F. (2012). Plano diretor de atenção primária como estratégia de educação permanente: perspectiva dos facilitadores. Rev Rene, 13(3). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3977

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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