Lúdico como recurso para o cuidado de enfermagem pediátrica na punção venosa

Autores

  • Gabriela Lopes Cunha
  • Liliane Faria da Silva

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Pré-escolar, Jogos e Brinquedos, Cateterismo Periférico.

Resumo

Objetivou-se compreender os efeitos do lúdico na punção venosa periférica de pré-escolar hospitalizado, na percepção do acompanhante, e analisar o benefício da inclusão do lúdico na assistência de enfermagem ao pré-escolar na percepção do acompanhante. Pesquisa qualitativa, o cenário foi uma enfermaria de um Hospital Pediátrico de Niterói-RJ. Foram sujeitos sete mães. A coleta de dados realizada em fevereiro e março de 2011, consistiu de orientação com o uso de um fantoche, sobre o procedimento de punção venosa e uma entrevista semi-estruturada na qual as acompanhantes expressaram suas percepções quanto ao uso do lúdico. Emergiram as unidades temáticas: opinião das acompanhantes quanto à utilização do lúdico; a percepção das acompanhantes quanto aos efeitos do uso do lúdico sobre a criança; a importância do uso da atividade lúdica na assistência à criança hospitalizada. O êxito da utilização do fantoche oferece sustentação para intervenções dessa natureza.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120005000010

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Publicado

2012-10-23

Como Citar

Cunha, G. L., & Silva, L. F. da. (2012). Lúdico como recurso para o cuidado de enfermagem pediátrica na punção venosa. Rev Rene, 13(5). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4098

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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