Simulação in situ: ganho da autoconfiança de profissionais de enfermagem na parada cardiopulmonar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20192041535

Palavras-chave:

Simulação; Treinamento por Simulação; Confiança; Cuidados Críticos; Equipe de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: comparar a simulação in situ em relação à aula didática tradicional, no ganho da autoconfiança de profissionais da equipe de enfermagem, em situação de parada cardiopulmonar. Métodos: estudo quasi-experimental, não equivalente, desenvolvido em unidade de terapia intensiva e pronto socorro de hospital geral. A intervenção foi a simulação in situ. Para coleta de dados, adotou-se questionário de caracterização profissional, a autoconfiança avaliada pela escala Self-Confidence Scale. Considerou-se significativo resultados com p≤0,050. Resultados: participaram 37 profissionais de enfermagem. O grupo experimental pré-simulação se mostrou menos autoconfiante (3,4±0,6) quando comparado ao grupo controle (3,9±0,7). Entretanto, 30 dias após a intervenção, o grupo experimental mostrou a manutenção de ganho significativo da confiança (p=0,040). Conclusão: a autoconfiança dos profissionais de enfermagem, direcionada à assistência ao paciente em parada cardiopulmonar, melhorou significativamente com emprego da simulação in situ, quando comparada à aula didática tradicional, dialogada.

Referências

Mazzo A, Martins JCA, Jorge BM, Batista RCN, Almeida RGS, Henriques FMD, et al. Validation of the self-confidence scale of nursing care in urinary retention. Rev Latino-am Enfermagem. 2015; 23(5):814-20. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0256.2619

Ribeiro RM, Pompeo DA, Pinto MH, Ribeiro RC. Coping strategies of nurses in hospital emergency care services. Acta Paul Enferm. 2015; 28(3):216-23.doi:http://dx.doi.org/10.1590/1982- 0194201500037

Ribeiro MNS, Diniz CX, Perdomo SB, Ribeiro JHS, Barbosa OG, Barros KMSC, et al. Self-esteem and resilience in people with type 2 diabetes mellitus. Mundo Saúde. 2017; 41(2):223-31. doi: http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.20174102223231

Sclafani A, Currier P, Chang Y, Eromo E, Raemer D, Miloslavsky EM. Internal medicine residents’ exposure to and confidence in managing hospital acute clinical events. J Hosp Med. 2019; 14(4):218-23. doi: http://dx.doi.org/10.12788/jhm.3168

Barreto DG, Silva KGNS, Moreira SSCR, Silva TS, Magro MCS. Realistic simulation as a teaching strategy: an integrative review. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2014 [cited Jun 20, 2019]; 28(2):208-14. Available from: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/8476/8874

Silveira MS, Cogo ALP. The contributions of digital technologies in the teaching of nursing skills: an integrative review. Rev Gaúcha Enferm. 2017; 38(2):e66204. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.66204

Van Dyk J, Siedlecki SL, Fitzpatrick JJ. Frontline nurse managers’ confidence and self-efficacy. J Nurs Manag. 2016; 24(4):533-9. doi: http://dx.doi.org/10.1111/jonm.12355

Pisciottani F, Rocha DF, Costa MR, Figueiredo AE, Magalhães CR. In situ simulation in cardiopulmonary ressuscitation: implications for permanent nursing education. Rev Enferm UFPE on line. 2017; 11(7):2810-5. doi: http://dx.doi.org/10.5205/reuol.10939-97553-1-RV.1107201722

Kurup V, Matei V, Ray J. Role of in-situ simulation for training in healthcare: opportunities and challenges. Curr Opin Anaesthesiol. 2017; 30(6):755-60. doi: http://dx.doi.org/10.1097/ACO.000000000000

Boling B, Hardin-Pierce M. The effect of high-fidelity simulation on knowledge and confidence in critical care training: an integrative review. Nurse Educ Pract. 2016; 16(1):287-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10.004

Rashid P, Gianduzzo T. Urology technical and non-technical skills development: the emerging role of simulation. BJU Int. 2016; 117(Suppl 4):9-16. doi: http://dx.doi.org/10.1111/bju.13259

Barbeito A, Bonifacio A, Holtschneider M, Segall N, Schroeder R, Mark J et al. In situ simulated cardiac arrest exercises to detect system vulnerabilities. Simul Healthc. 2015; 10(3):154-62. doi: http://dx.doi.org/10.1097/SIH.0000000000000087

Andrade PON, Oliveira SC, Morais SCRV, Guedes TG, Melo GP, Linhares FMP. Validation of a clinical simulation setting in the management of postpartum haemorrhage. Rev Bras Enferm. 2019; 72(3):624-631. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0065

Martins JC, Baptista RC, Coutinho VR, Mazzo A, Rodrigues MA, Mendes IA. Self-confidence for emergency intervention: adaptation and cultural validation of the Self-confidence Scale in nursing students. Rev Latino-Am Enfermagem. 2014; 22(4):554-61. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3128.2451

Hicks F, Coke L, Li S. Report of findings from the effect of high-fidelity simulation on Nursing students’ knowledge and performance: a pilot study. Res Brief [Internet]. 2009 [cited July 20, 2019]; 40. Available from: https://www.worldcat.org/title/report-of-findings-from-the-effect-of-high-fidelity-simulation-on-nursing-students-knowledge-and-performance-a-pilot-study/oclc/654567556

Fletcher RH, Fletcher SW, Fletcher GS. Epidemiologia clínica – elementos essenciais. Porto Alegre: Artmed; 2014.

American Heart Association. Destaques das atualizações específicas de 2017 da American Heart Association para suporte básico de vida em pediatria e para adultos e qualidade de ressuscitação cardiopulmonar [Internet]. 2017 [cited Jun 20, 2019]. Available from: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2017/12/2017-Focused-Updates_Highlights_PTBR.pdf

Zimmermann K, Holzinger IB, Ganassi L, Esslinger P, Pilgrim S, Allen M, et al. Inter-professional in situ simulated team and resuscitation training for patient safety: Description and impact of a programmatic approach. BMC Med Educ. 2015; 15:189. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-015-0472-5

Muniandy RK, Nyein KK, Felly M. Improving the self-confidence level of medical under graduates during emergencies using high fidelity simulation. Med J Malaysia [Internet]. 2015 [cited Jun 20, 2019]; 70(5):300-2. Available from: http://www.e-mjm.org/2015/v70n5/high-fidelity-simulation.pdf

Woods C, West C, Mills J, Park T, Southern J, Usher K. Under graduate student nurses’ self-reported prepared ness for practice. Collegian. 2015; 22(4):359-68. foi: http://dx.doi.org/10.1016/j.colegn.2014.05.003

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Almeida, M. N., Duarte, T. T. da P. ., & Magro, M. C. da S. (2019). Simulação in situ: ganho da autoconfiança de profissionais de enfermagem na parada cardiopulmonar . Rev Rene, 20, e41535. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20192041535

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)