Validação de conteúdo e aparência de um manual educativo para promoção à saúde mental infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202143694

Palavras-chave:

Criança; Saúde Mental; Promoção da Saúde; Emoções Manifestas; Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: realizar a validação de conteúdo e de aparência do manual “Sinto, logo penso”. Métodos: trata-se de um estudo metodológico, em que participaram 16 especialistas (profissionais da saúde e educação), e seis do público-alvo (enfermeiros). O Índice de Validade de Conteúdo e o Índice de Concordância foram calculados conforme resposta ao instrumento que avaliava os objetivos, aparência, estrutura, organização, relevância e didática do manual. Os comentários no instrumento foram analisados e as alterações foram feitas. Resultados: o Índice de Validade de Conteúdo foi 0,984 para o público alvo, e o Índice de Concordância foi 100,0%. As principais modificações foram no título, objetivos e referencial teórico, exclusão de oficinas, revisão ortográfica e gramatical. Conclusão: o manual apresentou índices de validade de conteúdo e de concordância satisfatórios, assim, poderá auxiliar o enfermeiro e demais profissionais da saúde na promoção da saúde mental de crianças por meio do desenvolvimento da inteligência emocional.

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

Bittencourt, M. N., Flexa, R. dos S. ., Santos, I. de S. R., Ferreira, L. D., Nemer, C. R. B. ., & Pena, J. L. da C. . (2020). Validação de conteúdo e aparência de um manual educativo para promoção à saúde mental infantil. Rev Rene, 21, e43694. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202143694

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