Simulação realística em imunização: satisfação, autoconfiança e desempenho de estudantes de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202144514

Palavras-chave:

Enfermagem; Educação em Enfermagem; Simulação; Tecnologia Educacional; Capacitação Profissional; Imunização.

Resumo

Objetivo: analisar satisfação, autoconfiança e desempenho de estudantes de enfermagem em simulação realística de imunização. Métodos: estudo quase experimental, no qual se utilizaram da Lista de Verificação de Imunização e Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem, com 72 alunos, divididos em Grupo 1 (38 alunos do sétimo semestre que ainda não estiveram em campo de prática na disciplina Saúde da criança) e Grupo 2 (34 alunos do nono semestre). Resultados: não houve diferença entre os grupos quanto ao desempenho em imunização (Teste t: 1,701; p=0,096), bem como no tocante ao grau de desempenho (Razão de Verossimilhança: 1,939; p=0,164). Houve diferença significante ao avaliar a satisfação e autoconfiança no aprendizado (Teste t: 2,346; p=0,023). Conclusão: a prática prévia de imunização em campo de prática não influenciou no desempenho de estudantes de enfermagem, durante a simulação realística, mas interferiu na satisfação e autoconfiança na aprendizagem.

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Beserra, E. P., Camelo, L. B. M. ., Teles, L. M. R., Barbosa, J. E. C., Cavalcante, V. M. V., Gubert, F. do A., & Martins , M. C. (2020). Simulação realística em imunização: satisfação, autoconfiança e desempenho de estudantes de enfermagem. Rev Rene, 21, e44514. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202144514

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