Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem

Autores

  • Karla Maria Carneiro Rolim
  • Antonia do Carmo Soares Campos
  • Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso
  • Raimunda Magalhães da Silva

Palavras-chave:

Enfermagem neonatal, Humanização, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa desenvolvido com alunos do curso de Graduação em Enfermagem, como uma parceria entre a graduação e a pós-graduação, em uma maternidade pública em Fortaleza-CE. Ocorreu de 11/2002 a 02/2003, em dois momentos: aula teórica e aulas práticas junto ao RN na Unidade de Internação Neonatal. Foi aplicado um questionário, e o processo analítico revelou que, para os discentes, a humanização é um estado de bem-estar; que, com a sensibilização, o cuidado passa a ter caráter humanístico; e que o docente pode fazer do cuidado humano uma prática de vida. Existe uma necessidade de modificar o modelo habitual do processo de ensinar a cuidar. A metodologia contribuiu para o processo ensino-aprendizagem onde o aluno é co-participe na edificação do conhecimento.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040002000012

Downloads

Publicado

2004-08-26

Como Citar

Rolim, K. M. C., Campos, A. do C. S., Cardoso, M. V. L. M. L., & Silva, R. M. da. (2004). Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem. Rev Rene, 5(2). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5620

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >>