Editorial

Autor/innen

  • Luiz Carlos Lobo Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Universidade Aberta do SUS

Abstract

O sistema educacional foi desenvolvido, de regra, centrado na atividade do professor. É ele o agente ativo de todo o processo ensino-aprendizagem. A ele cabe definir e programar o que o aluno vai aprender, como e quando. Mas o aprender não é passivo. Não há apenas uma realidade, pois cada um percebe um fato, uma situação, de acordo com a sua disponibilidade de perceber e a transforma de acordo com seu repertório de conhecimentos prévios e sua motivação para aprender uma matéria determinada. Para aprender há que se elaborar, transformar, integrar o novo conhecimento a estruturas prévias, ou seja, há que ser ativo. Para aprender há que se elaborar, transformar, integrar o novo conhecimento a estruturas prévias, ou seja, há que ser ativo. Por isso tudo, propõe-se mudar o enfoque do sistema educacional para enfatizar o aprendizado do aluno, não mais apenas o ensino. O aluno deixará uma postura passiva para assumir uma atitude ativa, passando a sujeito, e não apenas objeto, do sistema. 

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Autor/innen-Biografie

Luiz Carlos Lobo, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Universidade Aberta do SUS

Doutor. Livre Docente de Biofísica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Honoris Causa - Universidade de Brasília. Consultor Sênior - Universidade Aberta do SUS/Fiocruz.

Veröffentlicht

2019-07-12