Editorial
Abstract
O sistema educacional foi desenvolvido, de regra, centrado na atividade do professor. É ele o agente ativo de todo o processo ensino-aprendizagem. A ele cabe definir e programar o que o aluno vai aprender, como e quando. Mas o aprender não é passivo. Não há apenas uma realidade, pois cada um percebe um fato, uma situação, de acordo com a sua disponibilidade de perceber e a transforma de acordo com seu repertório de conhecimentos prévios e sua motivação para aprender uma matéria determinada. Para aprender há que se elaborar, transformar, integrar o novo conhecimento a estruturas prévias, ou seja, há que ser ativo. Para aprender há que se elaborar, transformar, integrar o novo conhecimento a estruturas prévias, ou seja, há que ser ativo. Por isso tudo, propõe-se mudar o enfoque do sistema educacional para enfatizar o aprendizado do aluno, não mais apenas o ensino. O aluno deixará uma postura passiva para assumir uma atitude ativa, passando a sujeito, e não apenas objeto, do sistema.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.