Gerenciamento de projetos educacionais para a EaD: experiência da equipe de produção pedagógica da UNA-SUS/UFMA

Autor/innen

Schlagworte:

Educação a Distância, Formulação de Projetos, Gerenciamento da Prática Profissional

Abstract

Introdução: O gerenciamento de projetos pode ser entendido como a aplicação de conhecimentos e técnicas para garantir a execução exitosa de projetos para uma entrega de valor ao cliente ou ao usuário. Existem diversas metodologias de gerenciamento de projetos, a maioria destas, permite uma utilização adaptável considerando a natureza da atividade, os processos organizacionais e a finalidade do projeto. Assim, este trabalho objetiva descrever a experiência de gestão de projetos educacionais da equipe de produção pedagógica da UNA-SUS/UFMA. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o planejamento e o gerenciamento de projetos educacionais na UNA-SUS/UFMA. Resultados: O gerenciamento de projetos educacionais é o resultado de uma combinação de práticas que atendem aos aspectos do gerenciamento de projetos tradicional e ágil na produção dos recursos educacionais. O processo é desenvolvido com apoio de supervisores de produção que utilizam ferramentas de produtividade e gerenciamento de processos e atividades. Conclusão: Com as práticas adotadas obteve-se maior autonomia da equipe produtora para decisão das melhores soluções educacionais, maior colaboração intra-equipe, maior nível de autorresponsabilidade sobre as atividades atribuídas, documentação dos projetos mais abrangente e eficiente, escopos de produção melhor definidos, porém não engessados.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Thálya Maciel de Alencar, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade de Negócios Excellence (FAENE). É Pós-graduanda em Negócios Digitais: inovação e empreendedorismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente, é supervisora de produção pedagógica da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão, responsável por planejar e gerir as atividades de produção de recursos educacionais para EAD da Coordenação de produção pedagógica da instituição. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Projetos e Equipes multiprofissionais.

Paola Trindade Garcia, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Doutora em Saúde Coletiva e especialista em Processos Educacionais na Saúde (IEP-Sírio Libanês), Saúde da Família (CEST) e em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (UFMA). Possui experiência em Educação a Distancia (EaD) e em metodologias ativas de ensino. Atualmente, é docente da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Renasf.

Paulo Anderson Câmara Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Atualmente, cursa Turismo na Universidade Federal do Maranhão.

Catarina Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão.

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA. Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado/Professora Visitante pela University of North Carolina/Chapel Hill-EUA. É Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/ UFMA. É líder do Grupo de Pesquisa SAITE - Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde (CNPq/UFMA). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde, Atenção Primária em Saúde, Aplicativos para Dispositivos Móveis, Sistemas de Gestão e Acompanhamento Educacional, Inovação aberta.

Literaturhinweise

Vargas, RV. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 9. ed. Rio de Janeiro: Brasport; 2018. 288 p.

Lens, GKS. Diretrizes para a gestão de projetos de cursos de capacitação na modalidade de educação a distância. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento; 2010. 147f.

Almeida, MEB de; Terçariol, AAL.; Mendes, M.; Bancovsky, R. O Processo de gestão de projetos em EAD: tecendo algumas considerações a partir do projeto gestão escolar e tecnologias. In: RIBIE - VIII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, San Jose. 2006.

Ribeiro, LOM; Timm, MI; Zaro, MA. Gestão de EAD: a importância da visão sistêmica e da estruturação dos CEADS para a escolha de modelos adequados. CINTED-UFRGS: Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n.1, julho 2007.

Keeling, R. Branco, RHF. Gestão de Projetos: uma abordagem global. 4. ed. São Paulo: Saraiva; 2018.

SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. Guia do Scrum. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo. Scrum.org: 2020.

Universidade Aberta do SUS. Conheça a UNA-SUS. [online]. 2021. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/institucional/unasus. Acesso em 15/10/2021.

Universidade Aberta do SUS. Universidade Federal do Maranhão. Nossos números. [online]. 2021. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/institucional/unasus https://www.unasus.ufma.br/. Acesso em: 18/10/2021.

Schwaber, K; Sutherland, J. O Guia do Scrum: o guia definitivo para o scrum: as regras do jogo. Editora: Scrum guides. [online], v. 1. 2020. Disponível em: https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2020/2020-Scrum-Guide-PortugueseBR.pdf. Acesso em: 15/10/2021.

Project Management Institute (PMI). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®). [online], 6. ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute; 2017. 763 p. Disponível em: https://dicasliderancagp.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Guia-PMBOK-6%C2%AA-Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 15/10/2021.

Association of Business Process Management Professionals (ABPMP). Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio: corpo comum de conhecimento (BPM CBOK®). [online], 1. ed. Association of Business Process Management Professionals: 2013. 453p. Disponível em: https://cdn.ymaws.com/www.abpmp.org/resource/resmgr/Docs/ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.pdf. Acesso em: 22/04/2022.

Kanban University. O Guia oficial do método Kanban. Editora: Kanban University. [online], v. 1. 2021. 15 p. Disponível em: https://resources.kanban.university/wp-content/uploads/2021/04/The-Official-Kanban-Guide_Portuguese_A4.pdf Acesso em: 15/10/2021.

Cruz, F. Scrum e PMBOK®: unidos no gerenciamento de projetos. 5. ed. Rio de Janeiro: Brasport; 2013. 388p.

Soares, MS. Comparação entre Metodologias Ágeis e Tradicionais para o Desenvolvimento de Software. INFOCOMP Journal of Computer Science, v. 3, n. 2, p. 8-13, 2004.

Veröffentlicht

2022-06-30