Curso “Judicialização da Saúde na Atenção Domiciliar”

análise de acessibilidade

Authors

  • Rita de Cássia dos Santos Nunes Lisboa Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Márcia Maria Pereira Rendeiro Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Abstract

Introdução: A inclusão digital de pessoas com deficiência visual depende de ações que tornem ambientes virtuais de aprendizagem acessíveis ao ensino e aprendizagem. Objetivo: esta pesquisa tem como objetivo avaliar o grau de acessibilidade, utilizando o software Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), simulando o parâmetro de acessibilidade na inserção da URL da página do curso “Judicialização da Saúde na Atenção Domiciliar”, produzido e ofertado pela Universidade Aberta do SUS, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNA-SUS/UERJ), na modalidade a distância. Método: o método utilizado foi do tipo exploratório, de natureza quali-quantitativa; com amostragem referente ao percentual de acessibilidade, verificando as seguintes seções: (i) Marcação, (ii) Comportamento, (iii) Conteúdo/Informação, (iv) Apresentação/ Design, (v) Multimídia e (vi) Formulários.  O resultado apresentou que a página está conceituada como 80,61% acessível, sendo necessários doze (12) ajustes de “Erros” e vinte (20) “Avisos”, que representam ações a serem implementadas através das recomendações de boas práticas segundo o eMAG. Resultados: a partir dos resultados obtidos ficou evidenciado a necessidade de alguns ajustes. Conclusão: assim, consideramos que a utilização do software contribuiu positivamente para análise de acessibilidade do curso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita de Cássia dos Santos Nunes Lisboa, Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Especialista em Educação Continuada e a Distância (FE/UnB), Especialista em Designer Instrucional (SENAI) e Mestre em Telessaúde (UERJ). Na Universidade Aberta do SUS/Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UNASUS-UERJ), foi responsável pelas ofertas dos cursos de especialização Mais Médicos, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB, Curso Saúde da Família Espírito Santo e cursos autoinstrucionais.

Márcia Maria Pereira Rendeiro, Universidade Aberta do SUS - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em odontologia pela Universidade do Grande Rio, Mestrado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Tem experiência na área de Gestão em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Programas e Serviços de Saúde, Análise de Políticas Públicas de Saúde, Telemedicina, Teleodontologia e Telessaúde. Atualmente, é Coordenadora Executiva da Universidade Aberta do SUS/MS/UERJ; Consultora do Programa Telessaúde Brasil/MS, Núcleo UERJ, Coordenadora Adjunta Mestrado Profissional Telemedicina e Telessaúde/UERJ. 

Published

2019-07-16