Curso “Judicialização da Saúde na Atenção Domiciliar”
análise de acessibilidade
Résumé
Introdução: A inclusão digital de pessoas com deficiência visual depende de ações que tornem ambientes virtuais de aprendizagem acessíveis ao ensino e aprendizagem. Objetivo: esta pesquisa tem como objetivo avaliar o grau de acessibilidade, utilizando o software Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), simulando o parâmetro de acessibilidade na inserção da URL da página do curso “Judicialização da Saúde na Atenção Domiciliar”, produzido e ofertado pela Universidade Aberta do SUS, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNA-SUS/UERJ), na modalidade a distância. Método: o método utilizado foi do tipo exploratório, de natureza quali-quantitativa; com amostragem referente ao percentual de acessibilidade, verificando as seguintes seções: (i) Marcação, (ii) Comportamento, (iii) Conteúdo/Informação, (iv) Apresentação/ Design, (v) Multimídia e (vi) Formulários. O resultado apresentou que a página está conceituada como 80,61% acessível, sendo necessários doze (12) ajustes de “Erros” e vinte (20) “Avisos”, que representam ações a serem implementadas através das recomendações de boas práticas segundo o eMAG. Resultados: a partir dos resultados obtidos ficou evidenciado a necessidade de alguns ajustes. Conclusão: assim, consideramos que a utilização do software contribuiu positivamente para análise de acessibilidade do curso.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.