Desenvolvimento e avaliação de um curso sobre o cuidado de enfermagem às crianças

uma experiência da área hospitalar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re2

Keywords:

Pediatria, Educação Permanente, Enfermagem

Abstract

Introdução: trata-se de um relato de experiência do planejamento, organização, operacionalização e avaliação de um projeto de extensão desenvolvido no formato de curso de extensão com base nos princípios da educação permanente. O momento de educação permanente deu-se a partir da parceria entre os docentes do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a Secretaria Estadual de Saúde desse estado. Métodos: o curso foi planejado pela instituição de ensino, organizado e operacionalizado nas salas de aulas e laboratórios de habilidades do departamento de enfermagem da universidade, no período de 3 meses, com duração total de 40 horas. Resultados: participaram do curso 43 técnicos de Enfermagem e enfermeiros que exercem suas atividades em hospital de referência em acidentes, violências e traumas do público infantil. A maior parte dos profissionais avaliou como ótimo o curso e relatou a oportunidade de aprendizagem com algo significativo em suas vidas profissionais e pessoais. Conclusão: os resultados afirmam o compromisso social dos cursos extensão realizados pelas universidades. Além disso, cabe destacar o quão são mais eficientes as propostas de educação permanente quando se considera a interlocução com conhecimentos dos envolvidos em todo o processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jônas Sâmi Albuquerque de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Especialista em Enfermagem do Trabalho e Especialista em Saúde Mental no contexto multidisciplinar. Atualmente é professor do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua nas áreas de saúde coletiva, epidemiologia e atenção integral à criança e ao adolescente.

Fábia Barbosa de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2009), linha de pesquisa Epidemiologia e Saúde. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde. Graduada em Enfermagem.

Dandara Rayssa Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira/Servidora Pública da SMS de Natal/RN. Aluna de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) do Departamento de Odontologia da UFRN. Aluna da especialização em Dermatologia em Enfermagem (DENFER/UFRN).

Guilherme Mota de Rezende, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bolsista de extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na pesquisa na área de Enfermagem, com ênfase em Mercado de trabalho, Migração, Saúde da Criança e Febre reumática.

References

BRASIL. Portaria No 198/GM/MS. Brasilia; 2004. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/MatrizesConsolidacao/comum/13150.html.

BRASIL. Educação Permanente em Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/educacao_permanente_saude.pdf. Published 2014. Accessed March 15, 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CES no 3 de 7 de novembro de 2001: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. 2001:1-6. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.

Parker A, Marolli C, Bitencourt J, Zanella K, Terezinha Z, Souza S. Reflexões acerca da da administração de medicamentos em pediatria. 2015. Anais do V SEPE. Vol.5.

Peres AM, Trench Ciampone MH. Gerencia e Competencias Gerais do Enfermeiro 1 Management and General Nursing conpetencies gerencia Y Competencias Generales Del Enfermero. Jul-Set. 2006;15(3):492-499.

Mitre SM, Siqueira-batista R, Ezequiel MA. Mitre et al. - Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde debates atuais - Ciência & Saúde Coleti. 2008:2133-2144.

Davini M. Política Nacional de Educação Permanente Em Saúde.; 2009:1-63. doi:10.4324/9781315543635

BRASIL. Manual Instrutivo Da Rede de Atenção Às Urgências e Emergências No Sistema Único de Saúde (SUS).; 2013. doi:ISBN 978-85-334-1997-1

Alves-Mazzotti A. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Rev Múltiplas Leituras. 2008;1(1):18-43. https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/1169/1181.

Da Silva Oliveira C, Brêtas ACP, Da Silva Rosa A. A importância da extensão universitária na graduação e prática profissional de enfermeiros. Curriculo sem Front. 2017;17(1):171-186.

Arroyo DMP, Rocha MSPDML Da. Meta-avaliação de uma extensão universitária: Estudo de caso. Avaliação Rev da Avaliação da Educ Super. 2010;15(2):131-157. doi:10.1590/s1414-40772010000200008

Chasin J. Nota em posfácio. Marx: estatuto ontológico e resolução e metodológica: São Paulo: Boitempo, 2009.

Brasil M da S. Cadernos de Atenção Básica. Programa saúde da família. Caderno 3 Educação Permanente. 2000:44.

Hays R. Community-oriented medical education. Teach Teach Educ. 2007;23(3):286-293. doi:10.1016/j.tate.2006.12.018

Dashash M. Community-oriented medical education: Bringing perspectives to curriculum planners in Damascus University. Educ Heal Chang Learn Pract. 2013;26(2):130-132. doi:10.4103/1357-6283.120708

Azizi A. Community-Oriented Medical Education and Clinical Training Community-Oriented Medical Education and Clinical Training : Comparison by Medical Students in Hospitals. J Coll Physicians Surg Pakistan. 2012;22(10):622-626.

Ferreira M de A. Theory of Social Representations and Contributions to the Research of Health Care and Nursing. Esc Anna Nery - Rev Enferm. 2016;20(2):214-215. doi:10.5935/1414-8145.20160028

Franco CM, Koifman L. Produção do cuidado e produção pedagógica no planejamento participativo: Uma interlocução com a Educação Permanente em Saúde. Interface Commun Heal Educ. 2010;14(34):673-681.

Moura LM De, Shimizu HE. Representações sociais de saúde-doença. 2016.

Published

2020-07-20