Desenvolvimento e avaliação de um curso sobre o cuidado de enfermagem às crianças
uma experiência da área hospitalar
DOI :
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re2Mots-clés :
Pediatria, Educação Permanente, EnfermagemRésumé
Introdução: trata-se de um relato de experiência do planejamento, organização, operacionalização e avaliação de um projeto de extensão desenvolvido no formato de curso de extensão com base nos princípios da educação permanente. O momento de educação permanente deu-se a partir da parceria entre os docentes do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a Secretaria Estadual de Saúde desse estado. Métodos: o curso foi planejado pela instituição de ensino, organizado e operacionalizado nas salas de aulas e laboratórios de habilidades do departamento de enfermagem da universidade, no período de 3 meses, com duração total de 40 horas. Resultados: participaram do curso 43 técnicos de Enfermagem e enfermeiros que exercem suas atividades em hospital de referência em acidentes, violências e traumas do público infantil. A maior parte dos profissionais avaliou como ótimo o curso e relatou a oportunidade de aprendizagem com algo significativo em suas vidas profissionais e pessoais. Conclusão: os resultados afirmam o compromisso social dos cursos extensão realizados pelas universidades. Além disso, cabe destacar o quão são mais eficientes as propostas de educação permanente quando se considera a interlocução com conhecimentos dos envolvidos em todo o processo.
Téléchargements
Références
BRASIL. Portaria No 198/GM/MS. Brasilia; 2004. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/MatrizesConsolidacao/comum/13150.html.
BRASIL. Educação Permanente em Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/educacao_permanente_saude.pdf. Published 2014. Accessed March 15, 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CES no 3 de 7 de novembro de 2001: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. 2001:1-6. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.
Parker A, Marolli C, Bitencourt J, Zanella K, Terezinha Z, Souza S. Reflexões acerca da da administração de medicamentos em pediatria. 2015. Anais do V SEPE. Vol.5.
Peres AM, Trench Ciampone MH. Gerencia e Competencias Gerais do Enfermeiro 1 Management and General Nursing conpetencies gerencia Y Competencias Generales Del Enfermero. Jul-Set. 2006;15(3):492-499.
Mitre SM, Siqueira-batista R, Ezequiel MA. Mitre et al. - Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde debates atuais - Ciência & Saúde Coleti. 2008:2133-2144.
Davini M. Política Nacional de Educação Permanente Em Saúde.; 2009:1-63. doi:10.4324/9781315543635
BRASIL. Manual Instrutivo Da Rede de Atenção Às Urgências e Emergências No Sistema Único de Saúde (SUS).; 2013. doi:ISBN 978-85-334-1997-1
Alves-Mazzotti A. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Rev Múltiplas Leituras. 2008;1(1):18-43. https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/1169/1181.
Da Silva Oliveira C, Brêtas ACP, Da Silva Rosa A. A importância da extensão universitária na graduação e prática profissional de enfermeiros. Curriculo sem Front. 2017;17(1):171-186.
Arroyo DMP, Rocha MSPDML Da. Meta-avaliação de uma extensão universitária: Estudo de caso. Avaliação Rev da Avaliação da Educ Super. 2010;15(2):131-157. doi:10.1590/s1414-40772010000200008
Chasin J. Nota em posfácio. Marx: estatuto ontológico e resolução e metodológica: São Paulo: Boitempo, 2009.
Brasil M da S. Cadernos de Atenção Básica. Programa saúde da família. Caderno 3 Educação Permanente. 2000:44.
Hays R. Community-oriented medical education. Teach Teach Educ. 2007;23(3):286-293. doi:10.1016/j.tate.2006.12.018
Dashash M. Community-oriented medical education: Bringing perspectives to curriculum planners in Damascus University. Educ Heal Chang Learn Pract. 2013;26(2):130-132. doi:10.4103/1357-6283.120708
Azizi A. Community-Oriented Medical Education and Clinical Training Community-Oriented Medical Education and Clinical Training : Comparison by Medical Students in Hospitals. J Coll Physicians Surg Pakistan. 2012;22(10):622-626.
Ferreira M de A. Theory of Social Representations and Contributions to the Research of Health Care and Nursing. Esc Anna Nery - Rev Enferm. 2016;20(2):214-215. doi:10.5935/1414-8145.20160028
Franco CM, Koifman L. Produção do cuidado e produção pedagógica no planejamento participativo: Uma interlocução com a Educação Permanente em Saúde. Interface Commun Heal Educ. 2010;14(34):673-681.
Moura LM De, Shimizu HE. Representações sociais de saúde-doença. 2016.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.