Um modelo para a avaliação da Arquitetura da Informação da Biblioteca Virtual em Saúde

Authors

Keywords:

Arquitetura da Informação, Pesquisa científica, Biblioteca Virtual em Saúde

Abstract

Introdução: As tecnologias digitais proporcionaram a organização da informação gerando avanços significativos no acesso à informação científica. Na área da saúde, a Biblioteca Virtual em Saúde disponibiliza o acesso a produções bibliográficas científicas nacionais e internacionais. No cenário de organização das informações, a Arquitetura da Informação surge com o objetivo de planejar, organizar e projetar os ambientes informacionais digitais visando à satisfação do usuário. Uma análise de trabalhos atuais revelou que os mesmos não contemplam a Arquitetura da Informação na integralidade das suas abordagens. Objetivo e métodos: Este artigo tem como objetivo propor um modelo de avaliação da Arquitetura da Informação de portais da área da saúde, usando como referência o Portal da BVS Brasil a partir das contribuições das abordagens arquitetural, sistêmica, informacional e pervasiva discutidas por Oliveira, Vidotti e Bentes Pinto. Resultados: Como resultado, detalha-se o modelo, que pode ser aplicado às diferentes interfaces da BVS. Metodologicamente, o modelo que pode ser aplicado por meio de observação e instrumentos (checklists), contempla as abordagens da Arquitetura da Informação mencionadas, seus objetivos e uma sugestão prática para atingir cada objetivo. Conclusão: Verificou-se que esta avaliação constitui uma perspectiva ampla de investigação, que poderá contribuir com melhorias para ambientes informacionais da área da saúde.

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Author Biographies

Carin Cunha Rocha, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Priscila Barros David , Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional e do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Published

2022-02-13