Um modelo para a avaliação da Arquitetura da Informação da Biblioteca Virtual em Saúde
Mots-clés :
Arquitetura da Informação, Pesquisa científica, Biblioteca Virtual em SaúdeRésumé
Introdução: As tecnologias digitais proporcionaram a organização da informação gerando avanços significativos no acesso à informação científica. Na área da saúde, a Biblioteca Virtual em Saúde disponibiliza o acesso a produções bibliográficas científicas nacionais e internacionais. No cenário de organização das informações, a Arquitetura da Informação surge com o objetivo de planejar, organizar e projetar os ambientes informacionais digitais visando à satisfação do usuário. Uma análise de trabalhos atuais revelou que os mesmos não contemplam a Arquitetura da Informação na integralidade das suas abordagens. Objetivo e métodos: Este artigo tem como objetivo propor um modelo de avaliação da Arquitetura da Informação de portais da área da saúde, usando como referência o Portal da BVS Brasil a partir das contribuições das abordagens arquitetural, sistêmica, informacional e pervasiva discutidas por Oliveira, Vidotti e Bentes Pinto. Resultados: Como resultado, detalha-se o modelo, que pode ser aplicado às diferentes interfaces da BVS. Metodologicamente, o modelo que pode ser aplicado por meio de observação e instrumentos (checklists), contempla as abordagens da Arquitetura da Informação mencionadas, seus objetivos e uma sugestão prática para atingir cada objetivo. Conclusão: Verificou-se que esta avaliação constitui uma perspectiva ampla de investigação, que poderá contribuir com melhorias para ambientes informacionais da área da saúde.
Téléchargements
Références
2. Silva PM, Dias GA. A arquitetura da informação centrada no usuário: estudo do website da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Enc. Bibli. 2008; 26.
3. Simões K et al. Arquitetura da informação na BVS Prevenção e Controle de Câncer: fundamentos da organização, recuperação e disseminação de informações. In: Anais das Jornadas Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde, 2014, Lisboa. Lisboa: APDIS; 2014.
4. Silva MB, Miranda ZD. A arquitetura da informação do portal institucional BVS Fiocruz à luz do sistema de organização. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Salvador. Salvador: ANCIB; 2016.
5. Agner L. Ergodesign e arquitetura da informação: trabalhando com o usuário. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet; 2009.
6. Resmini A, Rosati L. Pervasive information architecture: designing cross-chanel user expeiences. Amsterdã: Elsevier; 2011.
7. Rosenfeld L, Morville P, Arango J. Information architecture for the world wide web and beyond. 4. ed. Sebastopol: O’Reilly Media; 2015.
8. Camargo LSA. Metodologias de desenvolvimento de ambientes digitais a partir dos princípios da arquitetura da informação [tese]. Marília: Universidade Estadual Paulista; 2010.
9. Lacerda F. Arquitetura da informação pervasiva: projetos de ecossistemas na Internet das coisas [tese]. Brasília: Universidade de Brasília; 2015.
10. Bentes Pinto V. Interdisciplinaridade na ciência da informação: aplicabilidade sobre a representação indexal. In: Pinto VB, Cavalcante LE, Silva Neto C. Ciência da Informação: abordagens transdisciplinares, gêneses e aplicações. Fortaleza: Edições UFC; 2007.
11. Morin E, Le Moigne J. A Inteligência da Complexidade. São Paulo: Petrópolis; 2000.
12. Macedo FLO. Arquitetura da informação: aspectos epistemológicos, científicos e práticos [Dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 2005.
13. Oliveira HPC. Arquitetura da informação pervasiva: contribuições conceituais. [Tese]. Marília: Universidade Estadual Paulista; 2014.
14. Camargo LSA, Vidotti SAB. Arquitetura da informação: uma abordagem prática para o tratamento de conteúdo e interface em ambientes informacionais digitais. Rio de Janeiro: LTC; 2011.
15. Nielsen J. Usability Engineering. New York: Academic Press; 1993.
16. Batista EO. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva; 2004.
17. Vidotti SABG, Cusin CA, Corradi JAM. Acessibilidade digital sob o prisma da Arquitetura da Informação. In: Guimarães JAC, Fujita MSL. Ensino e pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2008.
18. Davenport TH. Ecologia da informação. São Paulo: Futura; 1998.
19. Lacerda F, Lima-Marques M. Architecture as a discipline: a methodological approach. In: Resmini, A. Reframing Information Architecture. Switzerland: Springer; 2014.
20. Packer AL. A construção coletiva da Biblioteca Virtual em Saúde. Interface: Comunic, Saúde, Educ. 2005; 9 (17): 249-272.
21. Pires-Alves F. Informação científica, educação médica e políticas de saúde: a Organização Pan-Americana da Saúde e a criação da Biblioteca Regional de Medicina – BIREME. Ciência e Saúde Coletiva. 2008; 13 (3): 899-908.
22. Silva MPB. Arquitetura da informação pervasiva em repositórios digitais informacionais: o estudo de caso do Repositório da UFRN [Dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 2018.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.