Um modelo para a avaliação da Arquitetura da Informação da Biblioteca Virtual em Saúde

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Mots-clés :

Arquitetura da Informação, Pesquisa científica, Biblioteca Virtual em Saúde

Résumé

Introdução: As tecnologias digitais proporcionaram a organização da informação gerando avanços significativos no acesso à informação científica. Na área da saúde, a Biblioteca Virtual em Saúde disponibiliza o acesso a produções bibliográficas científicas nacionais e internacionais. No cenário de organização das informações, a Arquitetura da Informação surge com o objetivo de planejar, organizar e projetar os ambientes informacionais digitais visando à satisfação do usuário. Uma análise de trabalhos atuais revelou que os mesmos não contemplam a Arquitetura da Informação na integralidade das suas abordagens. Objetivo e métodos: Este artigo tem como objetivo propor um modelo de avaliação da Arquitetura da Informação de portais da área da saúde, usando como referência o Portal da BVS Brasil a partir das contribuições das abordagens arquitetural, sistêmica, informacional e pervasiva discutidas por Oliveira, Vidotti e Bentes Pinto. Resultados: Como resultado, detalha-se o modelo, que pode ser aplicado às diferentes interfaces da BVS. Metodologicamente, o modelo que pode ser aplicado por meio de observação e instrumentos (checklists), contempla as abordagens da Arquitetura da Informação mencionadas, seus objetivos e uma sugestão prática para atingir cada objetivo. Conclusão: Verificou-se que esta avaliação constitui uma perspectiva ampla de investigação, que poderá contribuir com melhorias para ambientes informacionais da área da saúde.

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Bibliographies de l'auteur

Carin Cunha Rocha, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Priscila Barros David , Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional e do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publiée

2022-02-13