Evolução da literacia digital e sua importância para os trabalhadores da saúde na era da inteligência digital

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36517/DOI:10.36517/resdite.v5.n3.2020.a8

Parole chiave:

literacia digital, saúde digital, inteligência digital

Abstract

Introdução: Este estudo tem como objetivo identificar as aplicações do conceito de literacia digital na área de saúde digital e identificar instrumentos para medir o nível de literacia digital dos trabalhadores da saúde. Métodos: Trata-se de revisão integrativa de literatura com uso dos descritores “digital literacy” e “health” aplicados nas bases indexadas ERIC, Periódicos CAPES e PubMed. Foram localizados 121 artigos cuja seleção de 16 artigos possibilitou identificação de três frameworks internacionais. Resultados: Existem diferentes abordagens possíveis para o desenvolvimento da literacia digital como a prática baseada em evidências, desenvolvimento baseado em projetos, uso de redes sociais, elaboração e aplicação de frameworks, e aplicação de instrumentos de avaliação. Identificou-se que o framework de inteligência digital foi desenvolvido com base na compilação de outros 25 frameworks sobre literacia digital e que sua aplicação possibilita a avaliação de 24 competências em três níveis: cidadania digital, criatividade digital e competitividade digital. Conclusão: Existem modelos internacionais de avaliação de literacia digital e estudos que comprovam sua importância. Há uma lacuna para o desenvolvimento de um instrumento específico de autoavaliação de literacia digital com foco em trabalhadores da saúde no Brasil com base no modelo de inteligência digital.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Gilberto Vieira Branco, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando no programa de pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde. Universidade Federal de São Paulo.

Paulo Roberto de Lima Lopes, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Mestre em Ciências em Reatores Nucleares de Potência e Tecnologia do Combustível Nuclear. Engenheiro Eletrônico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI. Atualmente, está como Especialista da Diretoria de Relacionamento Institucional, com foco em Saúde da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, e atua na coordenação e inovação de Redes de Colaboração de Comunidades em Saúde: Rede Universitária de Telemedicina - RUTE e Plataforma Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - NUTRISSAN, Teleciência - Rede Vírus, etc. Lidera a iniciativa da RNP do Comitê Técnico de “Prospecção” Tecnológica-Científica em Saúde Digital. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS, e atualmente, está como Secretário Geral da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde - ABTms, no biênio 2020-2021.

Ivan Torres Pisa, Universidade Federal de São Paulo

Pesquisador na área de informática em saúde com foco em big data e data science em saúde, descoberta de conhecimento e mineração de dados em saúde. Criador e coordenador do grupo de pesquisa Saúde 360o. Corpo docente da Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Informática Em Saúde. Mestre e doutor em ciências no Programa de Pós-graduação em Física Aplicada à Medicina e Biologia, FFCLRP USP. Coordenador (2016-) no Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde EPM UNIFESP. Coordenador (2016-19) no Curso de Especialização em Informática em Saúde, modalidade EaD, UAB/UNIFESP. Membro (2016-) do Conselho do Departamento de Informática em Saúde EPM UNIFESP.

Riferimenti bibliografici

Brasil. Estratégia de e-saúde para o Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, Comitê Gestor da Estratégia e-Saúde; 2017.

OECD. OECD Future of Education and Skills 2030. [Online].; 2018 [cited 2020 may 17. URL: https://www.oecd.org/education/2030-project/contact/E2030_Position_Paper_(05.04.2018).pdf.

Hull GA, Mikulecky L, St. Clair R, Kerka S. Multiple Literacies. A Compilation for Adult Educators. 2003.

Quaglio G, Sørensen K, PR, Bertinato L, Brand H, TK, et al. Accelerating the Health Literacy Agenda in Europe. 2016; 32: p. 1074-1080.

Kuek A, Hakkennes S. Healthcare staff digital literacy levels and their attitudes towards information systems. Health Informatics Journal. 2019.

Souza MTd, Silva MDd, Carvalho Rd. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1).

Belshaw D. The Essential Elements of Digital Literacies; 2014.

Stocchetti M. Media and Education in the Digital Age: Concepts, Assessments, Subversions Berlin: Peter Lang; 2014.

Hübner U, Shaw T, Thye J, Egbert N, Marin HdF, Chang P, et al. Technology Informatics Guiding Education Reform – TIGER - An International Recommendation Framework of Core Competencies in Health Informatics for Nurses. Methods Inf Med. 2018: p. e30-e42.

Institute DQ. DQ Global Standards Report 2019 - Common Framework for Digital Literacy, Skills and Readiness. Cingapura: DQ Institute; 2019.

Ellis RA, Bliuc AM, Goodyear P. Student experiences of engaged enquiry in pharmacy education: digital natives or something else? High Educ. 2012: p. 609–626.

Kaur S, Sidhu GK, Fong ll, Jamian lS. Supervisory and digital literacy practices in postgraduate supervision: a case study. In society iiafdoti, editor. Proceedings of the 12th international conference on cognition and exploratory learning in the digital age (celda 2015); 2015. P. 35-42.

Hill L. Digital Literacy Instruction for eHealth and Beyond. ORTESOL Journal. 2016.

Tzoc E, Ubbes VA. The Digital Literacy Partnership Website: Promoting Interdisciplinary Scholarship between Faculty, Students, and Librarians. New Review of Academic Librarianship. 2017.

Russell F, Rawson C, Freestone C, Currie M, Kelly B. Parallel Lines: A Mixed Methods Impact Analysis of Co-Curricular Digital Literacy Online Modules on Student Results in First-Year Nursing. College & Research Libraries. 2018 Nov: p. 948-971.

Deaves A, Grant E, Trainor K, Jarvis K. Students' Perceptions of the Educational Value of Twitter: A Mixed-Methods Investigation. Research in Learning Technology. 2019.

Mesko B, Gyorffy Z, Kollár J. Digital Literacy in the Medical Curriculum: A Course With Social Media Tools and Gamification. JMIR Medical Education. 2015: p. e6.

Galbán PA, Vidal NV. Digital Literacy Program for the Use of Social Media, Aimed at Health Professionals. MEDINFO 2019: Health and Wellbeing e-Networks for All. 2019.

Sterponi L, Zucchermaglio C, Alby F, Fatigante M. Endangered Literacies? Affordances of Paper-Based Literacy in Medical Practice and Its Persistence in the Transition to Digital Technology. Written Communication. 2017: p. 359-386.

King K. Education, Digital Literacy and Democracy: The Case of Britain's Proposed 'Exit' from the European Union (Brexit). Asia Pacific Education Review. 2019: p. 285–294.

McKinstry C, Iacono T, Kenny A, Hannon J, Knight K. Applying a digital literacy framework and mapping tool to an occupational therapy curriculum. Aust Occup Ther J. 2019: p. 1-8.

Mesko B, Győrffy Z. The Rise of the Empowered Physician in the Digital Health Era: Viewpoint. J Med Internet Res 2019;21(3):e12490. 2019: p. e12490.

Almond H, Cummings E, Turner P. Empowerment, Digital Literacy and Shared Digital Health Records: The Value of ‘nothing about me without me’. Digital Health: Changing the Way Healthcare is Conceptualised and Delivered. 2019.

Terry J, Davies A, Williams C, Tait S, Condon L. Improving the digital literacy competence of nursing and midwifery students: A qualitative study of the experiences of NICE student champions. Nurse Education in Practice. 2018: p. 192-198.

Campbell CJ, McDowell DE. Computer Literacy of Nurses in a Community Hospital: Where Are We Today? J Contin Educ Nurs. 2011: p. 365-370.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-12-22