Mapa conceitual para Leishmaniose visceral humana: aplicação de software livre como ferramenta da tecnologia de informação e comunicação
Abstract
Objetivo: verificar a possibilidade da aplicação de software livre na construção de Mapa Conceitual (MC) sobre Leishmaniose Visceral Humana (LVH) para posterior utilização como recurso didático em processos educacionais na área de saúde. Metodologia: estudo de caso, onde, por meio do uso de software gratuito, foi construído um mapa conceitual sobre LVH, utilizando conceitos e relações encontrados em artigos científicos, livros-texto. Após a confecção do mapa conceitual foram avaliadas sua pertinência e aplicabilidade. Resultados: de acordo com a metodologia proposta, foi construído e avaliado o mapa conceitual. Considerações Finais: a representação do conteúdo sobre LVH, utilizando mapa conceitual, se mostrou adequada para discriminar o conteúdo proposto por ser uma representação simples de ser compreendida. Os autores-avaliadores, profissionais de saúde, consideraram o modelo construído como passível de ser uma ferramenta utilizada em processos educacionais na área.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Feenberg A. O que é a Filosofia da Tecnologia. Conferência pronunciada para os estudantes universitários de Komaba, junho [Internet]. 2003 [citado 1 de maio de 2014]. Recuperado de: http://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf
Alexandre E Bandeira. O conceito de tecnologia sob o olhar do filósofo Álvaro Vieira Pinto [Internet]. 2011 [citado 15 de julho de 2016]. Recuperado de: http://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/7381/4420
Rosseti AG, Aran bey Tcholakian Morales. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento [Internet]. Recuperado de: http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n1/a09v36n1.pdf
Maldonado MR, Ellyard P. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. [citado 1 de maio de 2014]; Recuperado de: http://d.yimg.com/kq/groups/19687715/1186169602/ name/TI%5B1%5D.doc
Sobrinho ÁCP. Da documentação à revolução informacional. ARTEFACTUM-Revista de estudos das linguagens da arte e da tecnologia [Internet]. 2008 [citado 1 de maio de 2014];1(1). Recuperado de: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/ artefactum/article/view/7
Borko H. Information science: what is it? American documentation [Internet]. Recuperado de: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EdbertoFerneda/k---artigo-01.pdf
Novak JD, Gowin DB. Learning how to learn. Cambridge [Cambridgeshire] ; New York: Cambridge University Press; 1984-199.
Tavares R. Construindo mapas conceituais. Ciências e Cognição/Science and Cognition [Internet]. 2007 [citado 1 de maio de 2014];12. Recuperado de: http://cienciasecognicao.tempsite.ws/revista/index.php/cec/article/view/641. João Pessoa, Paraíba, Brasil Ciências & Cognição; (12): 72-85. <http://www.cienciasecognicao.org>
Ruiz-Moreno L, Sonzogno MC, da Silva Batista SH, Batista NA. MAPA CONCEITUAL: ENSAIANDO CRITÉRIOS DE ANÁLISE Concept map: testing analytical criteria. Ciência & Educação. 2007;13(3):453–63.
Secretaria de Estado da Educação - Superintendência da Educação - Diretoria de Tecnologia Educacional - Coordenação de Multimeios. Software Livres Educacionais - Cmap Tools [Internet]. [citado 15 de julho de 2016]. Recuperado de: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/cmap_tools.pdf
Santos ZM de SA, Lima H de P. Tecnologia educativa em saúde na prevenção da hipertensão arterial em trabalhadores: análise das mudanças no estilo de vida. Texto & Contexto - Enfermagem. março de 2008;17(1):90–7.
Moreira MA. O que é afinal Aprendizagem Significativa? [Internet]. Recuperado de: http://paginas.uepa.br/erasnorte2013/images/sampledata/figuras/aprend_%20signif_%20org_prev_mapas_conc_diagr_v_e_ueps.pdf
Gontijo CMF, Melo MN. Leishmaniose visceral no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas. Rev bras epidemiol. 2004;7(3):338–49.
Gomes A de CG. Perfil epidemiológico da leishmaniose tegumentar no Brasil. An bras dermatol. 1992;67(2):55–60.
São Paulo (Estado). Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência de Controle de Endemias - SUCEN e Coordenadoria de Controle de Doenças - CCD. Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral Americana do Estado de São Paulo / Coordenação Vera Lucia Fonseca de Camargo-Neves - São Paulo: A Secretaria, 2006 [citado 1 de maio de 2014]; Recuperado de: ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/zoo/ lva06_manual.pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 1. ed., 5. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. [citado 1 de maio de 2014]; Recuperado de: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ manual_vigilancia_controle_leishmaniose_visceral_1edicao.pdf
Neves DP, Melo AL de, Linardi PM (2005). Parasitologia Humana. Atheneu, (11).
Robbins S, Kumar V. Patologia (2005). Bases Patológicas das Doenças. Elsevier; (7).
Czeresnia D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências [Internet]. Fiocruz; 2003 [citado 1 de maio de 2014]; 39–53. Recuperado de: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=350309&indexSearch=ID
Naveda LA, Moreira EC, Machado JG, Moraes JR, Marcelino AP. Aspectos epidemiológicos da leishmaniose visceral canina no município de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, 2003. Arq bras med vet zootec. 2006;58(6):988–93.
Rodrigues ACE. Características Epidemiológicas e Distribuição Espacial da Enzootia Canina de Leishmaniose Visceral na Cidade de Teresina-Piauí, no período de 2003–2006 [MSc Dissertation]: Escola Nacional de Saúde Pública. Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz [Internet]. 2006 [citado 1 de maio de 2014]; Recuperado de: http://bvssp.icict.fiocruz.br/pdf/Rodriguesacemp.pdf
Kaddoura M, Van-Dyke O, Yang Q. Impact of a concept map teaching approach on nursing students’ critical thinking skills: Concept maps for critical thinking. Nursing & Health Sciences. 2016;n/a-n/a.
Daley B, Durning S, Torre D. Using Concept Maps to Create Meaningful Learning in Medical Education. MedEdPublish [Internet]. 2016 [citado 16 de julho de 2016];5(1). Available at: http://www.mededpublish.org/manuscripts/380/v1
Kinchin I. Editorial: Novakian concept mapping in university and professional education. Knowledge Management & E-Learning. 2015; 7(1) 1–5.
Moreira MA. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa [Internet]. Recuperado de: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
Amoretti MSM, Tarouco LMR. Mapas Conceituais: modelagem colaborativa do conhecimento. [citado 15 de julho de 2016]; Recuperado de: http://api.adm.br/GRS/referencias/mapasconceituaismodelagemcolaborativa.pdf
Maia-Elkhoury ANS, Alves WA, Sousa-Gomes ML de, Sena JM de, Luna EA. Visceral leishmaniasis in Brazil: trends and challenges. Cadernos de Saúde Pública. 2008;24(12):2941–7.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.