Uso de mídias digitais como auxílio no ensino de Parasitologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.a12

Palavras-chave:

Materiais de ensino, Realidade virtual, Parasitologia

Resumo

Introdução: O ensino na área da saúde, geralmente, ocorre na forma tradicional. O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tornou-se um meio de transformação do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo descreve as publicações sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de Parasitologia. Métodos: Revisão bibliográfica integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, Google Academics e Google, de trabalhos publicados entre 2008 a 2019, em português ou espanhol, no tema ensino de parasitologia com tecnologias digitais. Resultados: Vinte publicações (dezesseis artigos e quatro trabalhos acadêmicos) foram selecionadas. Os públicos alvos foram: alunos do ensino fundamental, profissionais em formação técnica e graduandos em ciências da saúde e biológicas. Três trabalhos apenas expuseram materiais interativos. As tecnologias digitais mais propostas foram: sítios eletrônicos, softwares, plataformas de ensino online, atlas virtuais e jogos digitais. Um trabalho mais recente propôs um aplicativo de celular. Conclusão: O uso de tecnologias digitais é uma ferramenta valiosa no ensino de Parasitologia e se apresenta por meio de estratégias diversificadas. Entretanto, considerando as possibilidades de uso de tecnologias digitais em uma disciplina com muitos conceitos visuais, a ampliação das estratégias interativas para ensino de Parasitologia permanece como uma área próspera para novos estudos.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo, Universidade Federal do Ceará

Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo concluiu a Especialização em Informática da Saúde em 2018. Concluiu o mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará em 2001. Cursou doutorado sanduíche no Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará de 2002 a 2005. Realizou seu estágio doutorando no Institute Nacional de la Recherche Agronomique, Nouzilly, França. Pós-Doutorado em Imunologia Aplicada no Instituto de Biomedicina e Parasitologia López-Neyra, Granada, Espanha. Atualmente é Professora Adjunto da Faculdade de Medicina e no Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional na Universidade Federal do Ceará. Atualmente participa de projetos de pesquisa na área de Doenças Parasitárias, Epidemiologia e Saúde Pública. Atua na área de Parasitologia, com ênfase em Epidemiologia das Doenças Parasitárias.

Reginaldo Almeida da Trindade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT) da Faculdade de Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente responsável pelas disciplinas Diagnóstico Clínico Laboratorial e Citopatologia Clínica para a graduação em Farmácia. Realiza estudos in vitro e in vivo para avaliação de sistemas de liberação controlada para administração terapêutica de biomoléculas.

Domingos Alves, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999), dois pos-doutorados pela Universidade de São Paulo: um pelo Instituto de Física de São Carlos (2000) e um pela Faculdade de Ciências Farmaceuticas de Ribeirão Preto (2001). Atualmente é professor associado no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Também atua como Professor colaborador no Center For Health Techology and Services Research (CINTESIS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É líder do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS). Atuando principalmente nas seguintes áreas: de Modelagem Teórica e Computacional em Saúde, Simulação de Serviços em Saúde e Sistemas de Informação em Saúde.

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Publicado

2020-07-20