Uma revisão integrativa sobre o uso de chatbot para subsidiar o ensino na área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.a8

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Tecnologia Educacional

Resumo

Introdução: O crescimento do uso de tecnologias educacionais se intensificou com o passar dos anos. Uma dessas tecnologias é o Chatbots, um Agente Inteligente de diálogo por meio de mensagens, em que seu uso na saúde já se mostrou promissor ao ser implementado em diversas áreas. Objetivo: Analisar a produção acadêmica de chatbots aplicados na educação em saúde, no período de 2013 à 2019. Método: Revisão integrativa, realizada a partir da combinação de 12 descritores, divididos em três domínios, em seis bases de dados, nas línguas portuguesa e inglesa. Resultados e discussão: Com 416 resultados iniciais, que após passar pelos critérios de inclusão e exclusão apresentaram-se em 31 publicações utilizadas nesta revisão. Após análise, notou-se que os principais usos do Chatbot são na educação (41,9%) e na utilização como instrumento de apoio aos profissionais de saúde (22,5%). Conclusão: Concluiu-se que a utilização de chatbots para o auxílio e o ensino aos pacientes, estudantes e profissionais é evidentemente eficaz, mas se faz necessária uma maior difusão dessa tecnologia com o objetivo de promover o uso mais efetivo dos chatbots.

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Biografia do Autor

Jose Ricardo Vasconcelos Cursino, Centro Universitário São Miguel

Graduando em enfermagem pelo Centro Universitário São Miguel. Atua principalmente nos temas:  Saúde, Educação e Tecnologia.

Amadeu Sá de Campos Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004). Fez Doutorado Sandwiche no Fraunhofer Institut em Darmstadt na Alemanha. Em 2014 terminou o Doutorado em Ciência da Computação no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor de Informática Médica do curso de medicina do Centro de Ciências Médicas da UFPE e também pesquisador em tecnologias Educacionais para Saúde do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Saúde Digital, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino a distância, visualização da informação, Interface Homem Máquina e Tecnologia da Informação para Saúde.

Andea Abreu Calista, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco.

Jeferson Elder da Mota Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Possui curso técnico profissionalizante pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente é Graduando do curso de engenharia da computação na Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2020-04-17