Projeto Jovem Doutor: aprendizagem criativa e vivencial para prevenção de doença auditiva na escola
Palavras-chave:
Saúde nas escolas, Saúde auditiva, Aprendizagem vivencialResumo
Introdução: A popularização dos smartphones levou ao aumento do uso de fones de ouvido por adolescentes de forma incorreta, podendo causar perda auditiva precoce. Objetivo: Sistematizar e aplicar um modelo de educação vivencial, com uso de recursos educacionais digitais, para promover a mudança de atitude em saúde auditiva e avaliar as competências cognitivas, socioemocionais e comportamentais. Método: Aplicação de metodologia ativa do Projeto Jovem Doutor, realização de dinâmicas práticas em 3 fases, apoiada por computação gráfica 3D em vídeo (Homem Virtual) e estruturas produzidas por impressão 3D, em estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Resultados: Foi organizado um acervo de materiais digitais, e aplicada uma sistemática de educação vivencial em 3 fases com produção e uso de jogos pelos estudantes. Em avaliação indireta foi constatada uma importante redução da reprovação de 14,29% (ano anterior) para 1,45%, com apenas 25% de mudança na dinâmica programática. Pelo método flexibilizado foi possível identificar um estudante talento. Conclusão: O trabalho mostrou a viabilidade de flexibilização da sistemática educacional em saúde e demonstrou como metodologia ativa apoiada em recursos educacionais digitais influenciou no desempenho escolar.
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