Modos de adoecimento e cuidados com o corpo no interior do Amapá: algumas notas e considerações sobre cosmologias amazônicas

Autores

  • Maria da Conceição da Silva Cordeiro UNIFAP
  • Jania Perla de Aquino UFC/UNILAB

Palavras-chave:

Cuidados corporais, modos de adoecimento, saberes tradicionais, cosmologia amazônica

Resumo

A ideia de doenças por ações sobrenaturais se reporta a um particular modo de adoecer e elucida um conjunto de crenças sobre o corpo: que estaria aberto, exposto a forças ocultas, vulnerável a ritos mágicos, propenso a anomalias. Algumas interpretações sobre o corpo e suas experiências no plano extra-humano são reveladoras de como ele é construído e pensado na cosmologia amazônica. Neste artigo, focalizamos concepções socioculturais de produção do corpo amazônico, usos e cuidados aos quais está associado. Analisamos situações de adoecimento no interior do Amapá, que remetem a simbologias e saberes, ordenadores de moralidades e relações sociais. Nesta reflexão, dialogamos com o “perspectivismo ameríndio” de Eduardo Viveiros de Castro e outras teorias etnográficas e categorias analíticas, elaboradas por pesquisadores americanistas para pensar o universo amazônico.

Referências

ALVES, Isidoro. Promessa é Dívida. Rio de Janeiro: Tese de doutorado, (mimiog.) UFRJ/Museu Nacional, 1993.

ARREGUÍ, Aníbal García. La tecnologia en el cuerpo: biomecánica de lós quilombolas en dos selvas brasileñas. (con) textos, Barcelona, n.1, p.23-40. 2008.

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Trad. Maria Thereza Redig de Carvalho Barrocas, 6 ed. Revista. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

CARRARA, Sergio. “Entre cientistas e bruxos: ensaio sobre os dilemas e perspectivas da análise antropológica da doença”, in P. C. Alves e M. C. S. Minayo (orgs.), Saúde e doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, pp. 33-45, 1994.

DA MATTA, Roberto. Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

______. Panema, uma tentativa de análise estrutural. In: ______. Ensaios de antropologia estrutural. Petrópolis: Vozes, 1973.

DESCOLA, Philippe. Ecologia e cosmologia. In: CASTRO, Edna & PINTON, Florence at al (orgs.). Faces do Trópico Úmido: conceitos e novas questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: CEJUP: UFPA-NAEA, 1997.

DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. 2.ed.- São Paulo: Perspectiva,2012.

LANGDON, E, Jean Matteson. Xamanismo no Brasil: novas perspectivas. Florianópolis: Ed.UFSC,1996.

_______.Cultura e os processos de saúde e doença.In: JEOLÁS,L,S.; OLIVEIRA,M. 2003.Anais do seminário sobre cultura, saúde e doença.Londrina: PNUD/CIPSI,2003.

LE BRETON, David. A Síndrome de Frankenstein.In : SANT’ ANNA D.B. (Org.) Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, p.49-67, 1995.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2. ed. tradução de Sônia M.S. Fuhrmann. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995.

MAUÉS, Raymundo Heraldo. Medicinas Populares e “Pajelança Cabocla” na Amazônia. In Alves, P. C. & Minayo, M. C. de S. (Org.). Saúde e Doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1994.

MAUÉS, Raymundo Heraldo. “Malineza”: um conceito da Cultura Amazônica. In: BIRMAN, Patrícia et alii. (Org.). O mal à brasileira. Rio de Janeiro: EDURJ, 1997. p. 32-45.

MAUÉS, Raymundo Heraldo. O Perspectivismo indígena é somente indígena? Cosmologia, religião, medicina e populações rurais na Amazônia. In. Mediações, Londrina, v. 17 n.1, p. 33-61, Jan./Jun. 2012.

MAUÉS, Raymundo Heraldo & MOTTA, Angélica. “Trabalhadeiras” e “camaradas”: relações de gênero , simbolismo e ritualização numa comunidade amazônica. Belém: Ed. da UFPA,1993.

______ “Lugar de mulher”: representações sobre os sexos e práticas médicas na Amazônia (Itapuá/Pará). In: ALVES, P.C.; MINAYO,M.C.S. ( Org.).Saúde e doença: um olhar antropológico.Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, p.113-125, 1994.

RIVIERE, Peter. "AAE na Amazônia." Revista de Antropologia, v. 38, n. 1, p. 191-203, 1995.

SEEGER, Anthony; DA MATTA, Roberto; VIVEIRO DE CASTRO, Eduardo. A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras. In: OLIVEIRA FILHO.J.P.(Org.). Sociedades indígenas e indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Marco Zero/UFRJ, 1987.

SILVA, Alzira Nogueira da. “Pegando vida nas mãos”: um olhar etnográfico sobre saberes e práticas das parteiras tradicionais nos circuitos do Amapá em mudanças.Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará,Departamento de Ciências Sociais, 2005.

SLATER, Candance. A festa do Boto: transformação e desencanto na imaginação. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2001.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A Inconstância de Alma Selvagem. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

_________A fabricação do corpo na sociedade xinguana. In: OLIVEIRA FILHO, J.P.(Org.). Sociedades indígenas e indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: Marco zero/Ed. UFRJ, 1987.

WAWZYNIAK, João Valentim. Assombro de olho de bicho: uma etnografia das concepções e ações em saúde entre ribeirinhos do baixo rio Tapajós, Pará-Brasil. Tese de doutorado.São Carlos ,2008.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Cordeiro, M. da C. da S., & Aquino, J. P. de. (2018). Modos de adoecimento e cuidados com o corpo no interior do Amapá: algumas notas e considerações sobre cosmologias amazônicas. Revista De Ciências Sociais, 49(2_Jul/Out), 343–376. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/32514

Edição

Seção

Especial: O Amapá como desafio sociológico