O BASQUETE NO PAÍS DO FUTEBOL
Resumo
Este artigo apresenta-se como uma primeira abordagem da atividade "basquete" no Brasil, do ponto de vista das ciências sociais. Para além dos resultados esportivos obtidos em competições nacionais e internacionais, tenta-se estabelecer elementos de uma sociologia, mas também de uma geografia desse esporte coletivo que nunca se tornou um esporte de massa. O artigo aponta algumas razões para explicar essa posição de segundo plano do basquete no campo esportivo brasileiro.
Referências
Basket Brasil (1998-2002), revista oficial da Confederação
Brasileira de Basket-ball, Rio de Janeiro.
DAIUTO, Moacyr (1991). Basquetebol, origem e evolução. São
Paulo: Iglu editora.
Larousse cultural - Enciclopédia alfabética em um único volume
(1987). São Paulo: Editora Universo.
MANHÃES, Eduardo Dias (1986). Política de esportes no Brasil.
Rio de Janeiro: Graal.
RUBlO, Katia (2004). Memória e imaginário de atletas
medalhistas olímpicos brasileiros. São Paulo: USP-EEFE.
Brasil dia-a-dia - Especial almanaque (s/d) São Paulo: Editora
Abril.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).