COLEÇÃO ARTHUR RAMOS: DA MUSEALIZAÇÃO À (IN)VISIBILIDADE E AO ESQUECIMENTO
Resumo
Em sua trajetória de cientista social, Arthur Ramos acumulou um vasto acervo que reflete, lustra e documenta as pesquisas realizadas ao longo do tempo, que conformaram a Coleção Arthur Ramos, em parte adquirida pela Universidade Federal do Ceará, em 1959, após sua morte precoce. Como se formou essa Coleção e quais as suas características? Qual o estado da arte do conjunto documental sob a custódia da instituição que o adquiriu? A oportunidade do seu centenário de nascimento, comemorado em 2003, inspirou a realização deste artigo, que tem por objetivo não apenas homenagear esse estudioso da cultura negra, mas também divulgar a existência desses materiais da Memória e da História, em seu processo de acumulação.
Referências
BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. Arthur Ramos e as dinâmicas sociais de seu tempo. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2000.
BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. Entrevista concedida a Icléia Thiesen Magalhães Costa. Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2003.
CONDE, J. "Ouvindo uma geração". Rio de Janeiro, O Cruzeiro, 30 de outubro de 1937, p.35 / 6.
DA CIVILIZAÇÃO negra à psychanalyse: uma palestra com Arthur Ramos, um dos nossos maiores cultores de psicologia social. A Gazeta de São Paulo. São Paulo, 20 de abril de 1938.
GIRÃO, Valdelice Carneiro. "A Coleção Arthur Ramos". Rev. C. Sociais, v.2, n.1. Fortaleza, 1971.
GIRÃO, Valdelice Carneiro. Arthur Ramos e sua coleção. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1983.
GIRÃO, Valdelice Carneiro. Renda de bilros: coleção do Museu Arthur Ramos. Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará, 1984. 445p.
LAET, Zoia de. "Sou esposa de um escritor". Entrevista concedida por Luísa Ramos a Zoia de Laet. Rio de Janeiro, Dom Casmurro, 26 de agosto de 1939.
MARTINSFILHO, Antônio. Memórias: maioridade, lI. Fortaleza: Imprensa Universitária UFC, 1994. MEIO século de Abolição: escravos marcados a fogo com as iniciais do Senhor". Rio de Janeiro, O Globo, 13 de maio de 1938.
ME EZES, Eduardo Diatahy Bezerra de. Correspondência com a autora deste artigo, via
Internet, em 3 de maio de 2004.
RAMOS, Arthur. 0948a). "Cultura e êthos". Separata de Cultura, 1: 87-96.
RAMOS, Arthur. 0948b). "Arte africana no Brasil". Cultura, 2: 185-212.
RAMOS, Arthur. Curriculurn uitae - 1903-1945. Rio de Janeiro: c. Mendes Júnior, 1945. 67p.
VILAÇA, Antonio Carlos. "O africanista Arthur Ramos". jornal do Brasil, Caderno B, Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1974, p.4. 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).