CULTURA E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO GRAMSCIANO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo situar as categorias cultura e educação dentro do pensamento de Antonio Gramsci, filósofo marxista italiano. Visa, ainda, examinar tais conceitos na sua dimensão política e a sua estreita vinculação com o conceito gramsciano de hegemonia. Nesta análise, assume local de destaque o papel dos intelectuais orgânicos na organização da vida cultural e na articulação política da classe trabalhadora.
Referências
BEIRED, José Luís Bendicho, "A função social dos intelectuais". In. AGGIO, Alberto (org.). Gramsci: a vitalidade de um pensamento. São Paulo: UNESP, 1998.
BUCI - GLUCKSMA N, Christinne. Gramsci e o Estado. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1980.
BUTTIGIEG, Joseph A. "Educação e hegemonia". In: COUTINHO, Carlos Nelson & TEIXElRA, Andréa de Paula. Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio ele janeiro: Paz e Terra, 1992.
______, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.
GRAMSCI, Antonio. Gli intellettuali e l'organizzazione della cultura. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1949.
______, Passato e Presente. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1954.
______, Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989.
______, Cadernos do Cárcere: notas sobre o Estado e a política. Vol. 3. Rio de janeiro: Civilização Brdsileira,2002.
SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis-Rio ele janeiro: Vozes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).