CULTURA E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO GRAMSCIANO

Autores

  • Lia Pinheiro Barbosa Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo situar as categorias cultura e educação dentro do pensamento de Antonio Gramsci, filósofo marxista italiano. Visa, ainda, examinar tais conceitos na sua dimensão política e a sua estreita vinculação com o conceito gramsciano de hegemonia. Nesta análise, assume local de destaque o papel dos intelectuais orgânicos na organização da vida cultural e na articulação política da classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Lia Pinheiro Barbosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Sociologia. Professora substituta do Departa mento de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Ceará.

Referências

BEIRED, José Luís Bendicho, "A função social dos intelectuais". In. AGGIO, Alberto (org.). Gramsci: a vitalidade de um pensamento. São Paulo: UNESP, 1998.

BUCI - GLUCKSMA N, Christinne. Gramsci e o Estado. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1980.

BUTTIGIEG, Joseph A. "Educação e hegemonia". In: COUTINHO, Carlos Nelson & TEIXElRA, Andréa de Paula. Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio ele janeiro: Paz e Terra, 1992.

______, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.

GRAMSCI, Antonio. Gli intellettuali e l'organizzazione della cultura. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1949.

______, Passato e Presente. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1954.

______, Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989.

______, Cadernos do Cárcere: notas sobre o Estado e a política. Vol. 3. Rio de janeiro: Civilização Brdsileira,2002.

SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis-Rio ele janeiro: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

2018-09-18

Como Citar

Barbosa, L. P. (2018). CULTURA E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO GRAMSCIANO. Revista De Ciências Sociais, 35(2), 100–109. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33643