CULTURE AND EDUCATION IN GRAMSCIAN THOUGHT
Abstract
The present article has as objective point out culture and education as categories in the thought of the Italian marxist philosopher Antonio Gramsci. It also aims at demonstrate its political characteristic and its narrow entailing with another Gramsci's concept, to know, that of hegemony. In this analysis, the organic intellectual finds its place of prominent role in the organization of the cultural life and in the political articulation of the working class.
References
BEIRED, José Luís Bendicho, "A função social dos intelectuais". In. AGGIO, Alberto (org.). Gramsci: a vitalidade de um pensamento. São Paulo: UNESP, 1998.
BUCI - GLUCKSMA N, Christinne. Gramsci e o Estado. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1980.
BUTTIGIEG, Joseph A. "Educação e hegemonia". In: COUTINHO, Carlos Nelson & TEIXElRA, Andréa de Paula. Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio ele janeiro: Paz e Terra, 1992.
______, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.
GRAMSCI, Antonio. Gli intellettuali e l'organizzazione della cultura. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1949.
______, Passato e Presente. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1954.
______, Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989.
______, Cadernos do Cárcere: notas sobre o Estado e a política. Vol. 3. Rio de janeiro: Civilização Brdsileira,2002.
SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis-Rio ele janeiro: Vozes, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).