"TÁTICAS, TRAPAÇAS E ASTÚCIAS" A POLÍTICA DA VIDA REAL
Resumo
As pesquisas de Michel De Certeau ("A Invenção do Cotidiano", 1990) sobre as práticas cotidianas dos homens comuns, com suas táticas e astúcias, servem de ponto de partida desta crítica à forma tradicional de se analisar o comportamento político do brasileiro. A autora inspira-se ainda na pesquisa de José Murilo de Carvalho ("Os Bestializados", 1987) e no clássico de Euclides da Cunha ("Os Sertões")
Referências
CARVALHO, José Murilo. Os Bestializados. O Rio de Janeiro e a República que não foi. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
CUNHA, Euclides. Os Sertões. Obra completa. Vol. II. Org. Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1995.
DE CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 24ª ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1992.
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, Enxada e Voto. 4ª ed. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978
LIMA, Hermes. "Partidos, povo e consciência política". In O Brasil no Pensamento Brasileiro. Col. Brasil 500 anos. Org. Djacir Menezes. Brasília, Senado Federal, 1998.
OFFERLÉ, Michel. Un bornme, une voix? Histoire du suffrage universel. Paris, Gallimard, 1993
PALMEIRA, Moacir e HEREDIA, Beatriz. "Os Comícios e a Política de Facções" In Anuário Antropológico/94. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1995
___. "Política Ambígua". In BIRMAN, Patrícia (et. al.) O Mal à Brasileira. Rio de Janeiro, EDUERJ, 1997
RODRIGUES, Nina. "Canudos e a Política". In O Brasil no Pensamento Brasileiro. Org. Djacir Meneses. Brasília: Senado Federal, 1998.
ROSANVALLON, Pierre. Le Sacre du Citoyen. Histoire du Suffrage Uniuersel en France. Paris, Bibliotéque des Histoires, Gallimard, 1992.
SABATO, Hilda. "Elecciones y prácticas electorales en Buenos Aires, 1860-1880. Sufragio Universal sin Ciudadanía Política?" In ARMINO, Antonio (ed.) Historia das Elecciones en Iberoamérica, siglo XX. Montevideo, Fondo de Cultura Económica, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).