Entre cinzas e brasas que resistem
50 anos de antropologia e lutas políticas
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.e01Palavras-chave:
Pesquisa, Política, Eleições, Trabalhadores do Campo, Museu NacionalResumo
Trata-se de uma entrevista com Moacir Palmeira, a partir de duas conversas gravadas, a primeira em agosto de 2018, e a segunda em julho de 2019. O texto aqui apresentado é uma edição combinada dos dois momentos distintos, antes e depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em setembro de 2018, local em que Palmeira trabalhou durante 40 anos. Se no primeiro momento, havia a preocupação com o contexto político, e os cortes de verbas para as agências de financiamento à ciência já eram dramáticos, na segunda entrevista algumas perdas descritas por Moacir são irreparáveis. Foram consumidos no fogo do incêndio 50 anos de arquivos de pesquisas etnográficas iniciadas desde que ele ingressou como professor no Museu.
Referências
BARREIRA, Irlys. Chuva de papéis. Rituais e símbolos de campanhas eleitorais no Brasil. São Paulo: Relume Dumará, 1998.
PALMEIRA, Moacir. Latifundium et Capitalisme au Brésil: lecture critique d'un débat. Tese de Doutorado, Université René Descartes, URD, França. Orientação: François Bourricaud, 1971.
PALMEIRA, Moacir. Política e tempo: nota exploratória. In: PEIRANO, Marisa (org.). O Dito e o Feito. Ensaios de Antropologia dos Rituais. Rio de Janeiro, Relume Dumará/ Núcleo de Antropologia da Política (NuAP), 2001.
PALMEIRA, Moacir; HEREDIA, Beatriz. Os Comícios e a Política de Facções, Anuário Antropológico n.94. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).