Nordeste: violência e política no século XX
Resumo
Focalizando o quadro mais geral dentro do qual ganham sentido as mudanças políticas na região Nordeste do Brasil, a partir da segunda metade do século XIX, o autor mostra a lenta decomposição de um sistema social fundado sobre o latifúndio, o trabalho escravo e a monocultura de exportação. Trata-se de uma estrutura em que a violência difusa, não-centralizada, se constitui no instrumento, por excelência, de distribuição de poder. Sob essa ótica, examinando a dinâmica do processo de industrialização do país, aponta modificações das forças produtivas, formação de alianças entre o poder público nacional e o poder político privado. Focaliza, ainda, a organização das “ligas camponesas” e dos sindicatos de trabalhadores rurais no Nordeste.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).