A TORTUOSA VEREDA DO MÉTODO: GILBERTO FREYRE - LITERATURA OU CIÊNCIA SOBRE O BRASIL?

Autores

  • Nilson Almino de Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú

Resumo

O presente ensaio pretende acompanhar a sinuosidade metodológica de Gilberto Freyre na compreensão da realidade brasileira. Discute-se aqui tanto o estilo da escrita quanto a forma peculiar de fazer ciência do autor pernambucano, sempre contextualizando seu pensamento no tempo em que escreve. Pretende-se também refletir a sociologia do movimento histórico elaborada por Freyre que não está pautada em generalizações arbitrárias e caracterização importadas, mas sim em detalhamento e explicitação da peculiaridade da "civilização brasileira", sem perder de vista a situação do Brasil no conjunto das relações entre as diferentes nações. 

Biografia do Autor

Nilson Almino de Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professor de Antropologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

BASTOS, Elide Rugai. Brasil: um outro ocidente? Gilberto Freyre e a formação da sociedade brasileira. Disponível na Intenet no site http//www.fundaj.gov.br/clacso, s/d.

BASTOS, Elide Rugai. "Gilberto Freyre e a questão nacional". in.: MORAIS, Reginaldo, ANTUNES, Ricardo & FERRANTE, Vera B. Inteligência brasileira. São Paulo, Editora Brasiliense, 1986, pg.43-76.

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. São Paulo, Círculo do Livro, s/d.

___ . Gilberto. Como e porque sou e não sou sociólogo. Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 1968.

___ . Gilberto. Interpretação do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 200l.

___ . Gilberto. Sobrados & Mucambos. ged., Rio de Janeiro, Record, 1996.

MENEZES, Eduardo Diatahy B. de. A Invenção do Brasil entre clio e o mythos: contraponto com Gilberto Freyre de Interpretación de Brasil. Comunicação apresentada no Seminário Internacional "Novo mundo no trópico", Fundação Gilberto Freyre, Recife, 2000.

SCHWARCZ, Lilia Moritz & QUEIROZ, Renato da Silva (orgs.). Raça e Diversidade. São Paulo, EDUSP, 1996.

THOMAZ, Ornar Ribeiro. "Introdução". in.: FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 200l.

WESTPHALEN, Cecília Maria. Gilberto Freyre, historiador da vida material: os bichos, as cousas e as técnicas. Disponível na Internet no site http//www.fundaj.gov.br/clacso, s/d.

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Freitas, N. A. de. (2018). A TORTUOSA VEREDA DO MÉTODO: GILBERTO FREYRE - LITERATURA OU CIÊNCIA SOBRE O BRASIL?. Revista De Ciências Sociais, 33(1), 99–109. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39618