A TORTUOSA VEREDA DO MÉTODO: GILBERTO FREYRE - LITERATURA OU CIÊNCIA SOBRE O BRASIL?
Resumen
O presente ensaio pretende acompanhar a sinuosidade metodológica de Gilberto Freyre na compreensão da realidade brasileira. Discute-se aqui tanto o estilo da escrita quanto a forma peculiar de fazer ciência do autor pernambucano, sempre contextualizando seu pensamento no tempo em que escreve. Pretende-se também refletir a sociologia do movimento histórico elaborada por Freyre que não está pautada em generalizações arbitrárias e caracterização importadas, mas sim em detalhamento e explicitação da peculiaridade da "civilização brasileira", sem perder de vista a situação do Brasil no conjunto das relações entre as diferentes nações.Citas
BASTOS, Elide Rugai. Brasil: um outro ocidente? Gilberto Freyre e a formação da sociedade brasileira. Disponível na Intenet no site http//www.fundaj.gov.br/clacso, s/d.
BASTOS, Elide Rugai. "Gilberto Freyre e a questão nacional". in.: MORAIS, Reginaldo, ANTUNES, Ricardo & FERRANTE, Vera B. Inteligência brasileira. São Paulo, Editora Brasiliense, 1986, pg.43-76.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. São Paulo, Círculo do Livro, s/d.
___ . Gilberto. Como e porque sou e não sou sociólogo. Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 1968.
___ . Gilberto. Interpretação do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 200l.
___ . Gilberto. Sobrados & Mucambos. ged., Rio de Janeiro, Record, 1996.
MENEZES, Eduardo Diatahy B. de. A Invenção do Brasil entre clio e o mythos: contraponto com Gilberto Freyre de Interpretación de Brasil. Comunicação apresentada no Seminário Internacional "Novo mundo no trópico", Fundação Gilberto Freyre, Recife, 2000.
SCHWARCZ, Lilia Moritz & QUEIROZ, Renato da Silva (orgs.). Raça e Diversidade. São Paulo, EDUSP, 1996.
THOMAZ, Ornar Ribeiro. "Introdução". in.: FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 200l.
WESTPHALEN, Cecília Maria. Gilberto Freyre, historiador da vida material: os bichos, as cousas e as técnicas. Disponível na Internet no site http//www.fundaj.gov.br/clacso, s/d.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).