Escolaridade e trabalho

juventude e desigualdades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.50.3.d09

Resumo

Este artigo discute formas de inserção e escolaridade de jovens brasileiros entre os anos de 2006 e 2013. O objetivo é investigar mecanismos de reprodução da desigualdade de gênero, raça e de renda num período positivo da economia para os trabalhadores, por meio das diferenças nas formas de inserção no mercado de trabalho de diferentes grupos de jovens. A metodologia adotada analisou dados secundários produzidos pelo IPEA e OIT, a partir da pesquisa por amostragem do IBGE. O período estudado permite identificar processos de renovação da desigualdade, apesar da ampliação de acesso ao ensino e da criação de novas vagas no mercado de trabalho. Os resultados revelam processos de desigualdade que prejudicam jovens pretos e pardos e os de menor renda, com dificuldade de acesso ao ensino e inserção precária no mercado de trabalho, as jovens trabalhadoras, por sua vez, apesar dos elevados anos de estudo, se inserem em posição mais frágil que homens.

Palavras-chave: Juventude; Mercado de Trabalho; Desigual-
dade; Raça; Gênero

Biografia do Autor

Maria Inês Caetano Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora Adjunta do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora e Mestre em Sociologia pela USP, Pós-doutorando em Sociologia pelo CEM/CEBRAP/FAPESP e em Ciências Sociais Aplicadas pelo NEPO/UNICAMP/CNPQ

André Silva Pomponet, Governo do Estado da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana

Especialista em políticas públicas do governo do Estado da Bahia, mestre em Administração pela EAUFBA, Economista pela UEFS

Referências

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Publicado

2019-11-01

Como Citar

Ferreira, M. I. C., & Pomponet, A. S. (2019). Escolaridade e trabalho: juventude e desigualdades. Revista De Ciências Sociais, 50(3), 267–302. https://doi.org/10.36517/rcs.50.3.d09

Edição

Seção

Dossiê: Novos sujeitos, novos direitos e cidadania: pluralismos e perspectivas do Sul