Schooling and work
youth and inequalities
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.50.3.d09Abstract
This study investigates schooling and employment of Brazil-
ians youth between the year 2006 and 2013. The objective is
to understand mechanisms that allow the perpetuation gender
inequalities, race and classes inequalities in a positive period
of the Brazilian economy. Some youth groups have been occu-
pied in precarious jobs, despite the expansion of access to ed-
ucation and low unemployment rates. The methodology used was the study of secondary data from IBGE. Findings show
the maintaining of inequalities. Women youth had more years
of study but their jobs were more precarious than boys’ jobs.
Young poor and blacks could not study as white and rich men
and they had precarious jobs.
Keywords: Youth; Labor market; Inequalities; Race; Gender.
References
Referências bibliográficas
BALTAR, Paulo e LEONE, Eugênia. Perspectivas para o mercado de trabalho após o crescimento com inclusão social. Estudos Avançados, V. 29, n. 85, p. 53-67, 2015.
BARROS, Ricardo Paes de e MENDONÇA, Rosane Silva Pinto de. Os determinantes da desigualdade no Brasil. Texto para discussão, n. 377. Rio de Janeiro: IPEA, julho de 1995.
CAMPANTE, Filipe R., CRESPO, Anna R. e LEITE, Phillippe G.P.G. Desigualdade salarial entre raças no mercado de trabalho urbano brasileiro: aspectos regionais. Rev. Bras. Econ.V.54, n. 2, p. 185-210. 2004.
CARVALHO, Laura. Valsa brasileira: do boom ao caos econômico. SP: Todavia, 2018.
COMIM, Álvaro. Desenvolvimento econômico e desigualdades no Brasil: 1960-2010. In: ARRETCHE, Marta (org.) Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos. SP: Ed. Unesp; CEM, 2015.
CORSEUIL, Carlos Henrique, FRANCA, Maíra A.P. Inserção dos jovens no mercado de trabalho brasileiro: evolução e desigualdades no período 2006-2013. Brasília: OIT, 2015.
COSTA, Joana; Organização Internacional do Trabalho (OIT), Escritório Brasil; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Educação dos jovens brasileiros no período 2006-2013. Brasília: OIT, 2015.
FERREIRA, Mônica Dias Peregrino. Juventude, escola e trabalho: uma aproximação necessária. Boletim CEDES, v.35, p. 1-7, 2014.
MADEIRA, Felícia Reicher. Educação e desigualdade no tempo de juventude. In: CAMARANO, Ana Amélia (Org.) Transição para a vida adulta ou vida adulta em transição. Rio de Janeiro: IPEA, p. 139-170, 2006.
MATTOS, Fernando Augusto Mansor de. Avanços e dificuldades para o mercado de trabalho. Estudos Avançados, n. 29, V. 85, 2015, p. 69-85.
POCHMANN, Márcio. Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012.
REIS, Maurício. Uma análise de transição dos jovens para o primeiro emprego no Brasil. REB, Rio de Janeiro, n. 69, v. 1, p. 125-143, Jan/Mar, 2015.
SAUL, Renato. As raízes renegadas do capital humano. Sociologias. V. 5, N. 12, p.230-273, 2004.
VIANA, Giomar e LIMA, Jandir Ferreira de. Capital humano e crescimento econômico. Interações. V.11, n.2, p. 137-148, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).