Praticar a etnografia no Ceará “descobrindo o Brasil” nos anos noventa: ensaio de memória reflexiva

Autores

  • Agnès Clerc-Renaud Université de Strasbourg

Palavras-chave:

Etnografia, Antropologia, Comparatismo, "Objetivação Participante", Percurso Acadêmico, Produção de Conhecimentos

Resumo

O artigo diz respeito aos encontros da autora com os atores do Curso de Ciências sociais da Universidade Federal do Ceará, professores e doutorandos, principalmente na década dos anos 1990, situando-os no contexto geral assimétrico das interações acadêmicas que prevalecia no momento em que ocorreram. No decorrer de uma análise reflexiva, tenta de objetivar os aportes de tais encontros, que marcaram tanto a sua formação como sua prática científica posterior. A partir da memória da experiência etnográfica da sua na tese de doutorado, cujo trabalho de campo foi levado a cabo no Ceará, evoca várias das atividades efetuadas pelos antropólogos no processo de produção de conhecimentos: a prática da observação participante, elaboração dos dados e divulgação dos resultados.

Biografia do Autor

Agnès Clerc-Renaud, Université de Strasbourg

Maître de conférences de l’Institut d'ethnologie, Faculté des sciences sociales, Université de Strasbourg.

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Publicado

2019-03-01

Como Citar

Clerc-Renaud, A. (2019). Praticar a etnografia no Ceará “descobrindo o Brasil” nos anos noventa: ensaio de memória reflexiva. Revista De Ciências Sociais, 50(1_Mar/Jun), 235–252. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40380

Edição

Seção

50 Anos das Ciências Sociais na UFC