PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL «BEM CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL: QUE É ISSO?»
Resumo
A partir do questionamento proposto no subtítulo do texto, o autor analisa os equívocos conceptuais que nascem da lógica dicotômica que preside o seu modo de operar por oposições binárias e mutuamente exclusivas. As reflexões críticas apontam para a inconsistência da distinção entre cultura "material' e cultura "imaterial"; para os dispositivos do poder e do sagrado, que configuram a memória coletiva, e para a inclinação conservadora que confunde patrimônio imaterial com "folciore e tradições populares". O artigo
esboça uma definição mais consentânea do que seja o conjunto dos bens culturais imateriais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).