O Local e o Global na Modernidade Cultural Brasileira
Resumo
O texto examina a maneira pouco crítica através da qual as ciências sociais têm enfrentado a oposição
locaVglobal. Circunscrita ao âmbito das grandes oposições (singular/universal, forma/substância, objetivo/subjetivo, discreto/contínuo, etc.), a polaridade locaVglobal presidiu a introdução de metalinguagens que permitiram reformular algumas das questões "dialéticas" mais criticas, propostas
pela estrutura Iógico-sintático-semântica das línguas naturais. Em substituição à problemática proposta
pelo senso comum, o texto aponta para uma reflexâo sobre a construção da nossa singularidade, para além das questões construídas sob a ótica da modemidade cultural em sua gênese colonial e estruturação periférica dependente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).