COMUNICAÇÃO E MARKETING SINDICAL

Autores

  • Adelita Carleial Universidade de Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Este trabalho discute a mediação da organização sindical no processo de produção de padrões culturais, pela comunicação e pela publicidade. Estuda o sindicato dos servidores estaduais, o MOVA-SE, no período do "Govemo das Mudanças', no Ceará, de 1988 a 1996. O texto analisa a comunicação e o marketing sindical através de recursos audiovisuais, das manifestações e dos gestos que expressam uma linguagem simbólica e expressiva. É no marketing sindical que os sindicalistas expressam seus desejos e sonhos, concretizando, através da linguagem simbólica, suas satisfações, que não são supridas com as ações formais da rotina sindical. Essas formas de contrapor-se à ordem política são maneiras de insubordinação. O uso de praças e ruas cria espaços de poder alternativos e periféricos.

Biografia do Autor

Adelita Carleial, Universidade de Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em sociologia pela UFC, Socióloga da Fundação Instituto de Planejamento do Ceará (IPLANCE), professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

ABREU, Cláudia Buhamra. (1996), Marketing religioso e novos recursos da comunicação. In: Marketing para todos. Fortaleza, Fundação Demócrito Rocha, Curso da Universidade Aberta, Capítulo 11.

BELLONI, Maria Luiza. (1994), A mundialização da cultura. In: Revista Sociedade e Estado, Volume IX, n. 1-2, Jan/Dez.

BRUNO, Regina. (1991), A dominação patronal no campo. In: Sindicalismo no campo;

reflexões, balanços e controvérsias. Rio de Janeiro: CEDI.

CHAMPAGNE, Patrick. (1990), La manifestation comme action symbolique. In: FAVRE, Pierre. La manifestation. Paris, Presses de la Fondation Nationale des Sciences Politiques.

DIÓGENES, Glória. (1998), Cartografia da cultura e da violência: gangues, galeras e o

movimento hip hop. Fortaleza: UFC.

Downloads

Publicado

2019-05-06

Como Citar

Carleial, A. (2019). COMUNICAÇÃO E MARKETING SINDICAL. Revista De Ciências Sociais, 31(1), 49–59. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40788