COMUNICAÇÃO E MARKETING SINDICAL

Autores/as

  • Adelita Carleial Universidade de Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará

Resumen

Este trabalho discute a mediação da organização sindical no processo de produção de padrões culturais, pela comunicação e pela publicidade. Estuda o sindicato dos servidores estaduais, o MOVA-SE, no período do "Govemo das Mudanças', no Ceará, de 1988 a 1996. O texto analisa a comunicação e o marketing sindical através de recursos audiovisuais, das manifestações e dos gestos que expressam uma linguagem simbólica e expressiva. É no marketing sindical que os sindicalistas expressam seus desejos e sonhos, concretizando, através da linguagem simbólica, suas satisfações, que não são supridas com as ações formais da rotina sindical. Essas formas de contrapor-se à ordem política são maneiras de insubordinação. O uso de praças e ruas cria espaços de poder alternativos e periféricos.

Biografía del autor/a

Adelita Carleial, Universidade de Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em sociologia pela UFC, Socióloga da Fundação Instituto de Planejamento do Ceará (IPLANCE), professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Citas

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CHAMPAGNE, Patrick. (1990), La manifestation comme action symbolique. In: FAVRE, Pierre. La manifestation. Paris, Presses de la Fondation Nationale des Sciences Politiques.

DIÓGENES, Glória. (1998), Cartografia da cultura e da violência: gangues, galeras e o

movimento hip hop. Fortaleza: UFC.

Publicado

2019-05-06

Cómo citar

Carleial, A. (2019). COMUNICAÇÃO E MARKETING SINDICAL. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 31(1), 49–59. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40788