BOA SEMENTE, BONS FRUTOS? PORTUGAL E OS PORTUGUESES NO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO
Resumo
O artigo tem como objetivo desvendar concepções valorativas contrapostas e extremadas sobre os portugueses, elaboradas por brasileiros. À guisa de introdução ao tema, são analisadas idéias relativas aos
portugueses correntes na esfera do senso comum. Segue-se uma leitura analítica das obras Retrato do Brasil (1928). de Paulo Prado e Casa-Grande & Senzala (1933), de Gilberto Freyre, autores que se situam em posições opostas acerca do processo de colonização do Brasil e dos colonizadores. A autora busca
desvendar os processos lógicos e históricos que fundamentam as concepções de fundo negativo de Prado e positivo de Freyre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).