Empresários portugueses e a “causa europeia”: interesses e ideologias, consensos e dissensos
Palavras-chave:
empresário português, união européia, interesses corporativos,Resumo
O estudo tem como objetivo analisar diferentes posições assumidas por empresários portugueses relativas ao ingresso de Portugal na Comunidade Econômica Europeia – CEE. São tomados como marcos temporais o “25 de abril” de 1974, que assinala a queda do regime Salazar-Caetano, e janeiro de 1986, quando é formalizado o ingresso de Portugal na CEE. Foram objeto de análise empírica posições ideológicas e condutas políticas tomadas por empresários aglutinados em duas entidades de maior expressão política em Portugal: Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) e Associação Industrial Portuguesa (AIP). Buscou-se construir os nexos explicativos das particularidades de cada uma das entidades, mediante o exame comparativo de suas trajetórias e circunstâncias históricas de natureza sociopolítica e econômica portuguesas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).