A influência dos métodos de ensino sobre as relações interpessoais dos alunos
Resumo
O material deste artigo foi escrito originalmente na qualidade de relatório de pesquisa que realizamos como trabalho monográfico de conclusão de curso. Com efeito, durante o ano de 1962, participamos, em São Paulo (Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Cidade Universitária) , do "Seminário para Treinamento de Pessoal em Pesquisas Educacionais", promovido pela UNESCO e o Ministério da Educação e Cultura: o presente trabalho foi apresentado, no final do seminário, à equipe de professores que, ou contratados pela UNESCO ou indicados pela Universidade de São Paulo, orientaram as nossas atividades naquela ocasião. Trata-se, portanto, de material de arquivo que, presentemente, talvez já não ofereça maior interêsse ou devesse ser inteiramente reformulado. No entanto, depois de certas dúvidas a respeito, resolvemos correr o risco de publicá-lo. O leitor mais crítico ou exigente com certeza indagará dos motivos dessa decisão. Responderíamos modestamente que a nossa intenção, ao publicá- lo, é sobretudo didática. Desejamos submetê-lo à análise dos mais experimentados, mas pensamos principalmente em nossos alunos que carecem, em seus trabalhos iniciais, de quadros de referência e de modelos, ainda que para criticá-los ou rejeitá-los posteriormente. De qualquer modo, o assunto do presente relatório, mais por sua natureza do que pelo modo como foi desenvolvido, apresenta uma contribuição teórica relativamente permanente, particularmente do que diz respeito às nossas hipóteses conclusivas, embora reconheçamos que elas são suficientemente amplas e envolvem aspectos conceituais sistêmicos excessivamente abrangentes para permitirem um tratamento rigoroso de evidenciação empírica. Isso, porém, não infirma o fato de que procuramos levantar alguns pontos fulcrais
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