A influência dos métodos de ensino sobre as relações interpessoais dos alunos
Abstract
O material deste artigo foi escrito originalmente na qualidade de relatório de pesquisa que realizamos como trabalho monográfico de conclusão de curso. Com efeito, durante o ano de 1962, participamos, em São Paulo (Centro Regional de Pesquisas Educacionais - Cidade Universitária) , do "Seminário para Treinamento de Pessoal em Pesquisas Educacionais", promovido pela UNESCO e o Ministério da Educação e Cultura: o presente trabalho foi apresentado, no final do seminário, à equipe de professores que, ou contratados pela UNESCO ou indicados pela Universidade de São Paulo, orientaram as nossas atividades naquela ocasião. Trata-se, portanto, de material de arquivo que, presentemente, talvez já não ofereça maior interêsse ou devesse ser inteiramente reformulado. No entanto, depois de certas dúvidas a respeito, resolvemos correr o risco de publicá-lo. O leitor mais crítico ou exigente com certeza indagará dos motivos dessa decisão. Responderíamos modestamente que a nossa intenção, ao publicá- lo, é sobretudo didática. Desejamos submetê-lo à análise dos mais experimentados, mas pensamos principalmente em nossos alunos que carecem, em seus trabalhos iniciais, de quadros de referência e de modelos, ainda que para criticá-los ou rejeitá-los posteriormente. De qualquer modo, o assunto do presente relatório, mais por sua natureza do que pelo modo como foi desenvolvido, apresenta uma contribuição teórica relativamente permanente, particularmente do que diz respeito às nossas hipóteses conclusivas, embora reconheçamos que elas são suficientemente amplas e envolvem aspectos conceituais sistêmicos excessivamente abrangentes para permitirem um tratamento rigoroso de evidenciação empírica. Isso, porém, não infirma o fato de que procuramos levantar alguns pontos fulcrais
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).