Cartografia do Bandido Social
o acaso e a necessidade
Resumo
Este ensaio propõe uma análise do "bandido social" levando em conta tanto a elaboração e os estudos
clássicos de Hobsbawn sobre o tema como minhas próprias pesquisas e propostas teóricas trabalhadas ao longo dos anos. Trata-se, de fato, de revisitar o paradigma do "bandido social" inserindo-o na realidade histórica e imaginária do Cangaço construida, muitas vezes, sob o signo da devoção, da admiração, da intolerância, do espanto e do "racismo de inteligência".
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).